O Carnaval acabou, e todas as escolas de samba vão procurar corrigir os seus erros para alcançar a nota máxima no próximo ano. Com as avaliações dadas pelos jurados e divulgadas na Quarta-feira de Cinzas, as diretorias começam a se mexer pra modificar ou pelo menos apurar o desenvolvimento de cada quesito afetado no desfile que passou.

Para os donos das notas 40, e atualmente 50 – de acordo com o regulamento da Liesa, ganham os elogios até a próxima festa. Para os que foram penalizados, a corneta soa em tom de crítica, muitas vezes feroz e injusta.

De olho nas notas sem descarte dos jurados da Liga Independente das Escolas de Samba, que é quem rege o Grupo Especial, o Carnaval Interativo quis saber quem está melhor em cada um dos quesitos nos últimos cinco anos, de 2016 a 2020. E neste domingo, dia 08, continuamos a série de desempenho das notas das agremiações, desta vez será no quesito Fantasia, que avalia a uniformidade, acabamento e qualidade das peças.

O quesito Fantasia consiste em avaliar a concepção e adequação dos trajes ao enredo com objetivo de cumprir a função de representar diversas partes do conteúdo da história contada na Avenida, além de analisar o acabamento e qualidade das peças. As fantasias das composições das alegorias, da Comissão de Frente e do Mestre-Sala e Porta-Bandeira não são julgadas neste item. Na temporada analisada, a diferença da primeira para a décima colocada são de 3 pontos. Pelo menos uma escola de samba conseguiu a nota máxima de todos os jurados.

O Salgueiro assume a liderança após gabaritar com 50 pontos no desfile “O Rei Negro Do Picadeiro”. A escola adquiriu 15 notas 10, 5 notas 9,9 e 1 nota 9,8 somando 209,3 pontos no placar geral ao longo destes últimos 5 anos.

A Mangueira assume a vice-liderança do ranking com 13 notas 10, 7 notas 9,9 e 1 nota 9,7 somando 209,2 pontos no placar geral, ou seja, 0,1 décimo atrás do Salgueiro. A verde e rosa tinha a liderança isolada até em “Com Dinheiro Ou Sem Dinheiro, Eu Brinco”(enredo de 2018), porém começou a ter uma queda no rendimento em “História Pra Ninar Gente Grande”(enredo de 2019), perdendo 0,1 décimo no quesito, empatando no topo da tabela com a Portela, e em “A Verdade Vos Fará Livre”(enredo de 2020), que perdeu 0,5 décimos na apuração.

A Portela está em terceiro lugar na tabela com 209,1 pontos distribuídos em 13 notas 10, 5 notas 9,9 e 2 notas 9,8, que, apesar de ter perdido décimos importantes – até decisivos – no quesito nos últimos anos, segue firme na cola da Mangueira e do Salgueiro. O desempenho da azul e branca teve pequenas oscilações de acordo com pequenos deslizes ao longo da avaliação dada pelos jurados. A escola teve grandes êxitos em “No voo da águia, uma viagem sem fim…” e “Quem Nunca Sentiu o Corpo Arrepiar Ao Ver Esse Rio Passar” e “Na Madureira Moderníssima, Hei Sempre de Ouvir Cantar Uma Sabiá”, gabaritando o quesito nos três desfiles, porém em “De Repente de Lá pra Cá e Dirrepente de Cá pra Lá…” e “Guajupiá, Terra Sem Males” perdeu décimos decisivos que a colocaram na terceira posição.

Em quarto lugar, a Unidos da Tijuca soma 208,7 no placar geral conquistados através de 11 notas 10, 7 notas 9,9 e 3 notas 9,8 durante o período pesquisado. A escola começou bem, conquistando os 40 pontos em “Semeando Sorriso, A Tijuca Festeja o Solo Sagrado”(enredo de 2016), mas foi perdendo pequenos décimos que fizeram a diferença no total de notas.

Com 208,2 pontos, a Grande Rio se posiciona em quinto lugar no ranking das escolas que mais pontuaram no quesito. A tricolor de Caxias teve seu melhor desempenho em “Ivete Sangalo – Hoje É Dia de Ivete!”(enredo de 2017) quando ficou por 0,1 décimo de marcar os 40 pontos. Em “Tatalondirá: O Canto do Caboclo No Quilombo de Caxias”(enredo de 2020), mesmo perdendo 0,2 décimos, marca a fase de recuperação dos descontos sofridos nos anos anteriores.

Beija-Flor, São Clemente, Vila Isabel, Mocidade e União da Ilha completam o G-10 das escolas que se mantêm no Especial há pelo menos cinco anos, fecham o ranking.

Paraíso do Tuiuti, Imperatriz, Império Serrano e Viradouro não são inspecionadas no ranking, porque não estiveram em todas as edições do Grupo Especial nas últimas cinco temporadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here