Estamos nos aproximando da maior festa popular do país e para fazer o esquenta e entrar no clima do carnaval nada melhor do que ouvir os sambas das escolas, aproveitar os ensaios técnicos, de quadra, de rua.. e tudo que o carnaval proporciona. E para quem aqueles que gostam de aproveitar no conforto de casa, que tal um filminho que aborda essa temática?

Preparamos um top five para você se programar:

Abrindo a lista temos o ‘Damas do Samba’, com direção de Susanna Lira. O filme retrata o quanto a presença feminina foi fundamental desde que o samba surgiu no Rio de Janeiro, para a criação, cuidado e perpetuação até os dias de hoje, além de nos aproximar das histórias das musas, pastoras, tias, compositoras, passistas, madrinhas, carnavalescas, mulatas, intérpretes e operárias. Elas, certamente, formam um painel de cores, sentimentos e sons na representação desta cultura.

Em segunda posição, ‘Ó pai, ó’, filme que diz bastante sobre o carnaval da Bahia, com direção de Monique Gardenberg. Protagonizado por Lázaro Ramos, aborda sobre a vida um animado cortiço no Pelourinho, em Salvador, onde moradores compartilham tudo, especialmente o amor pelo carnaval e a antipatia pela síndica do prédio. Cada um deles buscam um jeito de entrar no carnaval nos últimos dias, seja pra trabalhar ou para brincar. Esse filme é um dos mais divertidos sobre as festanças na Bahia.

Em terceiro lugar, ‘Orfeu’, que faz uma releitura de uma obra grega, sobre o mito grego Orfeu e Eurídice. Na versão brasileira, Orfeu é um músico popular de uma escola de samba, que se apaixona por Eurídice e daí em diante o enredo do filme e da vida do casal se entrelaça com o carnaval. Dirigido por Cacá Diegues, protagonizado pelos atores Toni Garrido e Patrícia França.

“Trinta” ocupa o quarto lugar, dirigido por Paulo Machline. Conta sobre a história de vida do carnavalesco Joãosinho Trinta, mostrando sua trajetória desde que era um bailarino no Rio de Janeiro até chegar a ser carnavalesco de uma famosa escola de samba carioca, a Acadêmicos do Salgueiro. O filme foi protagonizado pelo ator Matheus Nachtergaele como Joãosinho e Paolla Oliveira como Zeni. Boa indicação para quem gosta de saber como é a vida de um carnavalesco.

E fechando o nosso top five, mas não menos importante e especial, temos o filme Rio, dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha. A produção é sobre a captura de uma arara azul – com nome de Blu, por contrabandistas de animais. O ave, nunca aprendeu a voar e vive uma vida domesticada feliz em Minnesota, nos Estados Unidos, com sua dona, Linda. Blu pensa que ser a última arara de sua espécie, porém quando descobrem que Jewel, uma fêmea que vive no Rio de Janeiro, Blu e Linda vão ao seu encontro. Os contrabandistas capturam Blu e Jewel, mas as aves escapam e começam uma aventura arriscada rumo à liberdade. A animação além de linda e muito bem feita é muito emocionante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here