Série Ponto a Ponto: Desempenho das escolas no quesito Evolução nos últimos 5 anos

0
1194

O Carnaval acabou, e todas as escolas de samba vão procurar corrigir os seus erros para alcançar a nota máxima no próximo ano. Com as avaliações dadas pelos jurados e divulgadas na Quarta-feira de Cinzas, as diretorias começam a se mexer pra modificar ou pelo menos apurar o desenvolvimento de cada quesito afetado no desfile que passou.

Para os donos das notas 40, e atualmente 50 – de acordo com o regulamento da Liesa, ganham os elogios até a próxima festa. Para os que foram penalizados, a corneta soa em tom de crítica, muitas vezes feroz e injusta.

De olho nas notas sem descarte dada pelos jurados da Liga Independente das Escolas de Samba, que é quem rege o Grupo Especial, o Carnaval Interativo quis saber quem está melhor em cada um dos quesitos nos últimos cinco anos, de 2016 a 2020. E nesta quinta-feira, dia 12, continuamos a série de desempenho das notas das agremiações, desta vez será no quesito Evolução, que de acordo com o Manual do Julgador, avalia a progressão da dança de acordo com o ritmo do samba que está sendo executado e com a cadência mantida pela Bateria.

De acordo com o Manual do Julgador, o quesito Evolução considera a fluência da apresentação penalizando, portanto, a ocorrência de correrias e de retrocesso e/ou retorno de alas, destaques e/ou alegorias; a espontaneidade, a criatividade, a empolgação e a vibração dos desfilantes; a coesão do desfile, isto é, a manutenção de espaçamento o mais uniforme possível entre alas e alegorias, penalizando, portanto, a abertura de claros (buracos) e a embolação de alas e/ou grupos (ex: uma ala penetrando na outra). De acordo com o período pesquisado, das 15 escolas de samba que competiram no Grupo Especial, 7 conseguiram gabaritar o item pelo menos uma vez. A diferença da primeira colocada para o total de notas (210 pontos) são de 0,3 décimos e o carnaval que tiveram mais descontos foi em 2018, menos para a Beija-Flor, que conseguiu todas as notas máximas dos jurados.

A escola que mais pontuou no quesito Evolução nos últimos 5 anos é a Portela, com 209,7 pontos conquistados através de 18 notas 10 e 3 notas 9,9. O excelente resultado da azul e branca tem o ponto alto por ter conseguido 3 vezes ganhar as notas máximas de todos os jurados, especificamente nos desfiles de 2016, 2017 e 2020, devido a eficiência do trabalho realizado pela comissão de direção de Carnaval.

A Mangueira assume a vice-liderança do ranking com 15 notas 10, 5 notas 9,9 e 1 nota 9,8 somando 209,3 pontos no placar geral, ou seja, 0,4 décimos atrás da Portela. A verde e rosa mostrou um bom rendimento, e seu ponto alto foi quando conquistou os sonhados 40 pontos em “História Pra Ninar Gente Grande”(enredo de 2019). As leves despontuações tiraram da Manga da liderança no ranking, mas não a certeza de que o quesito segue como um dos segredos da escola na briga pelos campeonatos.

O Salgueiro quebra o estigma de ser a escola que mais corre na Avenida e se firma em terceiro lugar no ranking com 13 notas 10, 7 notas 9,9 e 1 nota 9,8, somando 209,1 pontos no geral, com 0,2 décimos a menos que a Mangueira. O excelente trabalho da direção de Carnaval resultou em 2 vezes seguidas os 40 pontos no item(em 2016 e 2017). O deslize fica por conto do último desfile, que foi o resultado mais baixo tido pela vermelho e branco, perdendo 0,4 décimos para os jurados, mas nada que não possa ser recuperado nos próximos anos.

Em quarto lugar como a escola que mais pontuou no quesito vem a Beija-Flor, num total de 208,9 pontos distribuídos em 13 notas 10, 5 notas 9,9 e 3 notas 9,8, ficando 0,2 décimos atrás do Salgueiro. A escola nilopolitana teve seu ponto alto no ano do último campeonato, em 2018, quando gabaritou o item. A recuperação veio em 2020 quando se reencontrou com as notas 10, coroando o bom trabalho feito pela diretoria de carnaval da azul e branca.

Com 208,6 pontos, a Mocidade se posiciona em quinto lugar no ranking das escolas que mais pontuaram no quesito. A verde e branca teve seu melhor desempenho em “Elza Deusa Soares”(enredo de 2020) que marcou os 40 pontos, marcando ótima fase da agremiação, que vem num processo de crescimento dos resultados ao longo dos anos.

Unidos da Tijuca, Vila Isabel, Grande Rio, São Clemente e União da Ilha completam o G-10 das escolas que se mantêm no Especial há pelo menos cinco anos, fecham o ranking.

Paraíso do Tuiuti, Imperatriz, Império Serrano e Viradouro não são inspecionadas no ranking, porque não estiveram em todas as edições do Grupo Especial nas últimas cinco temporadas.

Segue abaixo o quadro do mapa de notas sem descartes do quesito Evolução entre os anos de 2016 a 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here