Raio X Carnaval 2019: São Clemente

0
373

Em 1990, a São Clemente fez um desfile criticando a mercantilização do Carnaval perguntando através do enredo “E o Samba Sambou?”. Os anos se passaram e 29 depois, a escola resolveu fazer uma espécie de enredo-testamento, para expor as entranhas políticas das escolas de samba, trazendo para os dias atuais o contexto do desfile mais famoso da sua história. O nome é bem parecido, mas agora a agremiação confirma o que era uma dúvida no passado: “E o Samba Sambou”.

A escola de Botafogo tem na sua essência produzir desfiles críticos e para 2019 não será diferente. O enredo tem como proposta relembrar antigos carnavais e mostrar a transformação do maior espetáculo da Terra vem sofrendo nos últimos anos, dando um verdadeiro grito de alerta para os sambistas de verdade. Dentro da sinopse, o carnavalesco Jorge Silveira tem a ideia abordar a evolução dos desfiles na Sapucaí, porém irá ressaltar as questões que tem influenciado negativamente no decorrer dos anos e tocar em assuntos corriqueiros no mundo do samba, de uma forma bem-humorada, entre eles a vaidade dos carnavalescos.  

Trecho da Sinopse


Da mesma forma que disse em 90, não sou dono da verdade. Também cometi meus pecados. A mesa virada tem lá minha digital. Assumida. Mas peixe pequeno frita mais rápido que peixe graúdo. Tá dado meu recado. Porém, jocoso que sou, faço piada de mim mesmo. Aliás, tenho isso correndo nas veias: meu DNA foi construído apontando o dedo em riste e sambando na cara da sociedade. Meu histórico me credencia. Basta olhar meu manancial.

O samba-enredo é o mesmo da apresentação original, o que cativará o grande público para apoiar o desfile. E mesmo com o passar dos anos, a obra vem sendo elogiado pelos formadores de opinião acreditando que será um dos grandes atos do dia.

 

O elenco principal da escola não tiveram muitas alterações. O carnavalesco Jorge Silveira, que havia prometido mesmo antes do desfile de 2018 acontecer, emplaca seu segundo desfile na agremiação. A direção de Harmonia continua com Marquinhos Harmonia, que vai para o seu decimo nono ano na escola e junto com ele vem Thiago Martins como diretor de Carnaval. Mestre Caliquinho pelo nono ano dá continuidade aos trabalhos sob o comando da Fiel Bateria e a beleza fica por conta da rainha de bateria Raphaela Gomes que completa seu quinto desfile.  

As novidades ficam por conta da experiente Porta-Bandeira Giovanna Justo vem fazer par com o Mestre-Sala Fabricio Pires, que já vai para o seu sexto ano. Outro reforço foi no carro de som, onde Bruno Ribas que fará dupla com Leozinho Nunes, que vai para seu terceiro desfile, e serão as vozes principais da escola. Outra aposta da agremiação fica por conta de Junior Scapin que irá assinar a Comissão de Frente da escola.  

A pré-temporada da São Clemente foi bem tranquila. A escola que com as sucessivas viradas de mesa e com a subida da Viradouro, se viu numa situação desconfortável, aposta todas as fichas neste carnaval para permanecer no Grupo Especial. Ao final do Carnaval 2019, duas deverão voltar ao Grupo de Acesso.

A São Clemente será a a segunda escola de domingo (03/03), a desfilar na marques de Sapucaí. Confira o samba:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here