Em 2018 ela foi a protagonista da virada de mesa, e para o este ano, a Grande Rio resolveu assumir seu papel de vidraça da vez, mas adverte: vai atirar pedras de volta. Com seu enredo “Quem nunca? Que atire a primeira pedra”, dos carnavalescos Renato e Márcia Lage, a escola de Caxias aposta no enredo metalinguístico para apagar o mau resultado do ano passado e conquistar seu tão sonhado campeonato inédito.


O enredo que fala sobre educação, na verdade abordará a falta dela. A agremiação tricolor contará com bom-humor sobre os maus hábitos das pessoas e vem com uma temática crítica e irreverente ao mesmo tempo, mostrando os nossos próprios defeitos que cometemos no dia-a-dia como jogar lixo no chão, não levantar dos acentos para idosos ou gestantes, furar filas e entre outros.

A sinopse foi escrita por Izak Dahora e pretendente retratar um pouco da falta de educação e coisas que fazemos que comprometem o nosso dia-a-dia, a nossa convivência e o nosso futuro. 

Trecho da sinopse



“Fala sério aqui com a gente, “de boas”, “numa boa”, francamente: quem nunca saiu dos trilhos, perdeu o prumo, deu detalhe, rodou a baiana, chutou o balde e o pau da barraca, armou um barraco ou mesmo deu uma virada de mesa? Um deslize, uma gafezinha qualquer ou uma falta de educação das grossas mesmo? Quem nunca? Eu, você, todo mundo, pelo menos uma vez, já esqueceu etiquetas, manuais e regulamentos e atravessou o samba na passarela dessa vida.”

Equipe Grande Rio: Quem ficou e quem chegou


Para 2019 o Acadêmicos do Grande Rio realizou uma mudança geral e decidiu ir pelo caminho de valorizar os talentos da casa e trazer grandes nomes para formar a sua equipe. Oriundos da escola mirim Pimpolhos da Grande Rio, a escola-mãe decidiu promover Taciana Couto a Porta-Bandeira e Fabricio Machado de Lima como Mestre de Bateria regendo a Invocada. O intérprete Evandro Malandro já fazia parte do carro de som e foi promovido a ser a voz oficial da escola. Quem está de volta aos comandos da tricolor é o Diretor de Carnaval Thiago Monteiro, e o casal Hélio e Beth Benjani chegam para coreografar a Comissão de Frente.

Já o Mestre-Sala Daniel Werneck permaneceu na escola e segue para sua quinta temporada defendendo o pavilhão tricolor. E quem vai para o seu segundo ano de reinado à frente da Invocada é a rainha de Bateria Juliana Paes.

      Pré-temporada

A pré-temporada da escola foi um tanto agitada. O não-rebaixamento da Grande Rio representou a nova desmoralização ao regulamento do Grupo Especial e com uma agravante. Em 2017, a anulação do rebaixamento foi decidida antes da abertura dos envelopes, sem o resultado conhecido, embora se temesse que a grande prejudicada seria a Unidos da Tijuca. Em 2018, todos já sabiam do resultado, a escola recorreu aos espólios da virada de mesa de 2017, que duas desceriam para o Acesso, no caso seriam a Grande Rio em penúltimo e o Império Serrano em último, e as pedras voaram rumo à vidraça da tricolor, que queria ser campeã e só não foi rebaixada por demagogia política.

Durante os preparativos para os desfiles de 2019 a escola sofreu duras críticas do público nas redes sociais por não ter aceitado o rebaixamento. Viu a sua equipe galática ser desfeita em um período curto de tempo. As saídas de Emerson Dias e do casal Pricilla Motta e Rodrigo Negri além dos desligamentos de Dudu Azevedo, Thiago Diogo e Verônica Lima deixaram os torcedores bastante preocupados com o que aconteceria na escola, contudo era o momento oportuno para dar oportunidade para aqueles que já faziam parte da agremiação.

Outro fato que gerou bastante comentários entre os sambistas foi a encomenda do samba-enredo deste ano. A obra composta por grandes nomes do cenário musical mas que não fazem parte da ala de compositores da tricolor, a princípio não tinha agradado muitos apreciadores do gênero. Mas como a música é uma obra que se transforma ao longo do tempo, a composição de André Diniz, Cláudio Russo, Elias Bililico, G. Martins, Licinho Júnior e Moacyr Luz passou a ser vista com bons olhos e começa a cair no gosto do público.

Para se aproximar do mercado de streaming, a Grande Rio inovou e gravou seu videoclipe oficial produzido pelo maior canal de música na América Latina, o KondZilla. O projeto contou com a presença dos principais integrantes além da rainha de Bateria Juliana Paes e o rei da escola, Daivid Brazil.


Um dos barracões mais adiantados, a equipe de Renato e Márcia Lage mantém os segredos guardados à sete chaves e prometem causar grande impacto na Sapucaí, mesmo abordando sobre maus hábitos e contravenções e crimes, colocando no mesmo balaio coisas com pesos diferentes, como a quebra de contrato que o desrespeito ao regulamento do desfile representa, ato este feito pela escola.

A agremiação de Caxias será terceira escola de domingo (03/03) a desfilar na Marques de Sapucaí. Confira o samba:  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here