Apaixonado por carnaval cria jogo de tabuleiro inspirado nas escolas de samba

0
947

Quem nunca reuniu os amigos e familiares para jogar Banco Imobiliário ou War? Mesmo nos dias de hoje, quase todo mundo é ou já foi adepto aos jogos de tabuleiro em diversos formatos. Inspirado em unir a diversão com a cultura carnavalesca, o artista visual Paulo Corbelino, que assina artisticamente como Pá.ú.lú, de 34 anos desenvolveu o game ‘GRES’, que é inspirado no universo do carnaval de avenida.

O artista que mora no interior da Inglaterra, torce mesmo pelos desfiles das escolas de samba, e faz questão de acompanhar todas as informações que acontecem nos carnavais brasileiros. “Mesmo morando distante, eu vivo o carnaval o ano inteiro. Assisto debates, palestras, leio livros e ouço sambas-enredo.”, explicou Pá.ú.lú, que tem o desejo de trabalhar com alguma escola de samba carioca.

O jogo tem virada de mesa e julgamento por peso de bandeira

Baseado na reprodução fiel do que acontece na produção de um desfile para o carnaval desde a concepção de um enredo até a apuração, o GRES é um jogo dividido em duas fases onde na primeira o jogador deve combinar as cartas de forma que acumule o maior número de pontos, criando assim o melhor desfile. Já na segunda são revelados as cartas e serão contabilizados os pontos. Quem fizer o maior número de pontos, ganha. “Tentei criar de maneira mais real possível então sempre que falo do jogo eu digo: Tome cuidado! Caso chova durante o seu desfile ou seu barracão pegue fogo, você perde valiosos pontos. Mas você também pode tirar a sorte grande e ter uma “ajudinha” do Bicho ou do jurado que julgar o peso da sua bandeira.”, afirmou o designer. 

Para criar o jogo, o artista contou com o apoio de financiamento coletivo

Amante do carnaval de avenida desde criança, Pá.ú.lú teve um longo processo de desenvolvimento do jogo e conseguiu tirar sua ideia do papel, tocando o projeto sozinho desde a pesquisa até os meios de divulgação. Cada detalhe foi minuciosamente estudado de acordo com as imagens mostradas pelas transmissões dos desfiles. Porém para que o projeto saísse do papel, o artista visual contou com uma campanha de financiamento coletivo – que ainda está em vigor. Outros meios de captação de recursos foram através de produtos personalizados como camisas, livretos e adesivos.

Lançamento do jogo no Brasil

O jogo está à venda no site (www.gres.com.br) e vem com 100 cartas, 4 telas e o manual de regras. Para quem ficou com vontade de jogar, o lançamento está marcado para acontecer na Casa Porto, que fica no
Largo São Francisco da Prainha, 4 – Saúde, no centro do Rio, nesta quinta-feira, dia 20, das 14 às 18 horas. Além de poder brincar, também terão algumas unidades disponíveis para venda (que custa R$80,00).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here