Grande Rio contará a trajetória do rei do candomblé no Carnaval 2020

0
7759

O Acadêmicos do Grande Rio levará para a Avenida em 2020 o enredo “Tata Londirá: o Canto do Caboclo no Quilombo de Caxias”. Os carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad contarão a história de
João Alves de Torres Filho, mais conhecido como Joãozinho da Goméia, o pai de santo que nasceu na Bahia, se tornou uma das principais figuras do município de Duque de Caxias e fez história como um dos mais famosos líderes religiosos do Brasil.

Negro, homossexual, artista e apaixonado pelo carnaval, o babalorixá era considerado o rei do Candomblé. Polêmico, ousado e gênio forte, o baiano nascido em Inhambupe e viu a vida se transformar quando se mudou para Salvador ainda criança em busca da cura para uma doença que o atormentava.

Iniciou a trajetória religiosa aos 16 anos. Levou a dança dos Orixás para os palcos de teatros, afrontando os princípios de que homens não podiam “receber” o Orixá em público e esbarrava na resistência da homofóbica Bahia do início do século XX.

Em 1946, mudou para Caxias e em seu terreiro atendeu milhares de pessoas, incluindo grandes nomes da política como Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, e do mundo artístico. Segundo contam, teria sido a inspiração para Chico Anysio na criação do personagem “Painho”.

Revolucionário, sua mudança para o Rio de Janeiro fez parte de um movimento importante, no qual diversos babalorixás, que vinham ganhando fama em Salvador, esbarravam na resistência das mães de santo e dos terreiros mais tradicionais. Ao lado de Pai Bobó e Pai Baiano formaram uma espécie de trinca que ajudou a espalhar e consolidar o candomblé no Sudeste, iniciando muitos filhos no eixo Rio-São Paulo.A

Apaixonado pelo carnaval, João vestia-se de mulher para brincar em blocos, tanto que em 1956 protagonizou um episódio que chocou o povo do Candomblé ao ser manchete de jornais e revistas da época por estar fantasiado de vedete. Além dos cortejos de rua, foi destaque do Império Serrano.

Grande Rio volta com disputa de samba-enredo

Após ter encomendado o samba para o desfile de 2019, a agremiação optou pelo tradicional concurso para escolher a melhor trilha sonora para o desfile. Para os compositores que irão inscrever suas obras, a sinopse será distribuída na próxima quarta-feira, dia 26 de junho, às 20 horas, na quadra da agremiação em Duque de Caxias, com a presença de Leonardo Bora e Gabriel Haddad para explanação do texto. Neste dia, será apresentado pela agremiação o modelo de disputa de samba-enredo que será realizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here