Escolas do Grupo Especial definem ordem de desfile para o Carnaval 2020

0
961

Chegou o dia em que todos os sambistas aguardam para saber como serão as ordens dos desfiles para o Carnaval 2020. O evento acontecerá nesta quinta-feira, dia 18, na sede da Liesa restrito à convidados e a imprensa.

Já faz nove carnavais que a campeã do Grupo Especial sai das apresentações de segunda-feira na Marquês de Sapucaí. A última que quebrou este tabu foi a Unidos da Tijuca em 2010 sendo a terceira de domingo. Não é por acaso, que o momento de sortear as ordens dos desfiles é aguardada com muita expectativa pelas escolas de samba.

Para 2020, irá acontecer para as onze das 13 postulantes ao título que saberão o dia e o horário em que entrarão na passarela já que a recém-chegada ao pelotão de elite(Estácio de Sá) e a antepenúltima colocada de 2019(São Clemente) irão desfilar, respectivamente, nas primeiras posições de domingo e segunda-feira.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Carnaval Interativo recorre ao anos anteriores e relembra alguns dados interessantes que aconteceram nos últimos dez anos, de 2010 a 2019, que vai além do ato de tirar a bolinha da urna.

Era recorrente as escolas que subiam do Grupo de Acesso se classificar nas últimas posições nos resultados. Porém, nos anos de 2017 e 2018 não aconteceu por conta das anulações dos rebaixamentos. A última agremiação que veio e voltou para a divisão anterior foi a Estácio de Sá em 2016. Renascer de Jacarepaguá(2012), Inocentes de Belford Roxo(2013) e Império da Tijuca(2014) tiveram a difícil missão de abrir a temporada de desfiles do Grupo Especial, mas não conseguiram se manter na divisão.

Por outro lado, Viradouro(2015 e 2019) e Estácio(2016 e 2020) foram as escolas que retornaram ao Especial mais de uma vez. Outra façanha que a Vermelha e Branca de Niterói alcançou, assim como União da Ilha(2010), São Clemente(2011) e Paraíso do Tuiuti(2017), foi a de subir e permanecer na primeira divisão do carnaval carioca.

De acordo com os dados que levantamos, os caminhos de Portela e Grande Rio não se cruzam há 6 anos consecutivos. Desde 2014, a Azul e Branca de Madureira só desfila às segundas-feiras enquanto a Tricolor de Caxias somente se apresenta aos domingos.

Durante essa década, algumas agremiações figuraram pontualmente em um dos dias. Beija-Flor, Grande Rio e Salgueiro são as escolas que mais desfilaram no domingo. Portela e União da Ilha são as instituições que mais desfilaram na segunda noite de espetáculos.

Além do dia, a posição também interfere(e muito) no desenvolvimento do desfile. A localização da concentração é um fator determinante e pode ser decisivo no processo logístico do desfile. As escolas que sortearam as posições pares se concentram no lado do edifício Balança Mas Não Cai, já as que sortearam as posições ímpares, se concentram no lado do edifício dos Correios. Para muitos dirigentes e diretores, o lado dos Correios é o preferido, mas nos últimos 10 anos, 6 campeonatos se concentraram no lado do Balança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here