“Imponho sou Grande Rio, amor
Dando um banho de cultura, eu vou
No abraço da galera, me leva!
Lindo como o pôr do sol eu sou…”

Neste episódio de ‘Muita História Pra Cantar…’, Thales Nunes foi até o Carnaval de 1996 para reviver o desfile da Grande Rio, que contou uma fase da história do país quase pouco ensinada nas escolas. Entre 1580 e 1640, o rei Felipe II, representante da Coroa Espanhola, que através da União Ibérica dominou Portugal e Brasil. Enquanto isso no nordeste, o conde João Maurício de Nassau foi responsável pelo período áureo, durante a ocupação holandesa no Brasil.

Sobre o desfile, a Tricolor de Caxias vivia uma época marcada por levar temas culturais para a Avenida, porém em sua apresentação teve problemas com a quebra do carro abre-alas na concentração e descompassos na Evolução. Mas o enredo “Na Era dos Felipes, o Brasil era Espanhol” foi bem desenvolvido pelo carnavalesco Roberto Szaniecki, com bom conjunto alegórico e de fantasias.

O samba foi um sacode, principalmente no refrão, que hoje se tornou um dos alusivos da escola. A bateria de Mestre Maurício teve excelente andamento e ganhou o Estandarte de Ouro, e o resultado da competição ficou em 11º lugar, dando início a recuperação do começo difícil com seu melhor desfile no Grupo Especial desde a volta, em 1993.

SE LIGA NA DICA!

Se interessou em saber mais sobre a União Ibérica e a Invasão Holandesa no Brasil? Encontramos um livro sobre o assunto:


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here