Mãos à obra! Vila Isabel exalta a história de lutas e conquistas do trabalhador brasileiro

0
378

Neste episódio de “Muita História Pra Cantar…” vimos como a formação da mão-de-obra brasileira serviu de tema para o desfile da Unidos de Vila Isabel para o desfile de 2008. A exaltação ao trabalhador foi contada no enredo “Trabalhadores do Brasil – Uma história de lutas e conquistas”, cujo o título remetia aos discursos do ex-presidente Getúlio Vargas, e o autor – o carnavalesco Alex de Souza – mostrou a luta do povo brasileiro desde a chegada dos portugueses até os dias atuais.

SOBRE O DESFILE

O terceiro desfile da segunda noite de apresentações das escolas de samba do Grupo Especial de 2008 trouxe para sua narrativa em média de 3800 componentes distribuídos em 35 alas e nas 8 alegorias que representaram índios, negros, italianos, japoneses, caboclos, nordestinos, juízes, garis e operários. A história foi contada cronologicamente desde a chegada dos portugueses ao Brasil com a exploração indígena, mostrou os negros escravizados, os imigrantes japoneses e italianos, a industrialização na Era Vargas e até a greve dos metalúrgicos no ABC. Apesar de visualmente a Vila Isabel estar bonita, com alegorias e fantasias adequadas, houve problemas sérios de evolução, causados sobretudo pela demora interminável da entrada do último carro alegórico que trazia a Velha Guarda Vila Isabelense que apresentava falhas na concentração.

Devido aos problemas em Evolução, a Vila Isabel terminou em 9º lugar com 394,6 pontos ficando de fora do Desfile das Campeãs.

CURIOSIDADES

Esse foi o primeiro desfile do carnavalesco Alex de Souza na Vila Isabel. O artista permaneceu até o carnaval de 2010. Depois retorna para a escola em 2016 e seu último carnaval na Azul e Branca foi em 2017, onde não alcançou um campeonato na escola.

Também foi o primeiro ano de Rute Alves e Julinho Nascimento como casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira. A dupla defendeu o pavilhão Azul e Branco por 6 carnavais(2008 a 2013).


Os holofotes ficaram por conta da estréia de Natália Guimarães, a Miss Brasil 2007, no posto de rainha de Bateria.


A escola volta a abordar enredos engajados 20 anos após o desfile “Kizomba – A Festa da Raça”, de 1988. No período do pré-carnaval, até mesmo o Presidente Nacional da CUT – Central Única dos Trabalhadores visitou a quadra da Vila, já que considerava que o desfile seria uma grande oportunidade para que as principais bandeiras do movimento sindical ganhassem maior visibilidade, visto a grande mídia que o desfile das escolas de samba cariocas gera, inclusive com alcance internacional.

O Samba-Enredo foi o assunto que mais repercutiu naquela temporada por causa da junção de duas obras concorrentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here