De Arlindo Rodrigues a Martinho da Vila. O desfile do Grupo Especial do Rio para 2021 já tem a sua ordem de apresentação e, por causa da pandemia mundial da Covid-19, foram deslocados para julho e acontecerão nos dias 11 e 12. Agora que todas as expectativas são reais – boas para uns e não tão legais para outros – o Carnaval Interativo recorre ao anos anteriores e relembra alguns dados interessantes que aconteceram nos últimos dez anos, de 2011 a 2020, que vai além do ato de tirar a bolinha da urna.

Ledo engano pensar que desfilar no domingo não estará na briga pelo título do Carnaval. Para 2021, Imperatriz Leopoldinense, Estação Primeira de Mangueira, Acadêmicos do Salgueiro, São Clemente, Unidos do Viradouro e Beija-Flor de Nilópolis serão as protagonistas da primeira noite do espetáculo na Marquês de Sapucaí que, das 6 agremiações, 5 já conquistaram títulos ao longo da história. Vale lembrar que 4 destas estavam presentes no Desfile das Campeãs de 2020 e também nesta chave estão as últimas 3 últimas campeãs do Grupo Especial. Mangueira, Salgueiro e Beija-Flor são as mais se apresentaram no primeiro dia, ambas 5 vezes na última década.

Das 10 edições, a Imperatriz esteve presente em 9. Em 2020 a Verde e Branca desfilou pela Série A, e agora terá a missão de abrir o carnaval do Grupo Especial.

Segunda escola da noite, a Estação Primeira de Mangueira já teve uma experiência não tão positiva para se recordar com esta localização. No ano de 2015 com o enredo “Agora chegou a vez vou cantar. Mulher de Mangueira em primeiro lugar”, a Verde e Rosa passou por alguns problemas durante o desfile por conta de uma forte chuva que resultou num amargo 10º lugar. Esta foi a pior colocação da escola na última década, porém mangueirenses, vale ressaltar que a atual campeã do carnaval carioca saiu desta posição.

Entre os desfiles de 2011 e 2020, será a primeira vez que o Acadêmicos do Salgueiro desfilará como a terceira da noite, que ao longo destes 10 anos se apresentou 5 vezes aos domingos (2013, 2014, 2015, 2017 e 2019) e todas as vezes marcou presença no Desfile das Campeãs.

Após 2 anos na segunda-feira(2019 e 2020), a São Clemente retorna ao domingo. É a primeira vez que a agremiação cai nesta posição, pelo menos nos últimos 10 anos.

A Viradouro depois que voltou ao Grupo Especial adotou o domingo para chamar de seu. A Vermelha e Branca de Niterói desta vez irá se concentrar no lado dos Correios, já que nos 2 últimos anos se armou ao lado direito do Sambódromo.

A Beija-Flor de Nilópolis tem uma intimidade em ser a sexta de domingo. Das 5 vezes em que desfilou na primeira noite, 3 foram nesta posição (2012,2014 e 2017). Somente no enredo “São Luís – o poema encantado do Maranhão”, a Azul e Branca Nilopolitana teve o melhor que garantiu seu retorno para o Desfile das Campeãs (4ºlugar).

Segunda-feira tem no histórico de ser a noite mais competitiva do Grupo Especial. Durante os últimos 10 anos, 9 títulos desfilaram na segunda noite do espetáculo. Das 6 agremiações que compõem a chave, 4 já foram campeãs.

Paraíso do Tuiuti, Portela, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Acadêmicos do Grande Rio e Unidos de Vila Isabel já tiveram a experiência de passar na Avenida na segunda. Na última década, a Azul e Branca de Madureira foi a que mais desfilou neste dia (7 vezes) e em relação a campeonatos, a Unidos da Tijuca foi a que mais conquistou títulos desfilando na segunda-feira(2012 e 2014).

Paraíso do Tuiuti retorna a segunda, mas desta vez em posição diferente. A agremiação abrirá a noite.

A Portela vai para seu oitavo ano desfilando às segundas-feiras nesta década. A Azul e Branca de Madureira que já desfilou como a segunda em 2015 (“ImagináRIO, 450 janeiros de uma cidade surreal”) e em 2018 (“De repente de lá pra cá e “dirrepente” daqui para lá”) teve êxitos nos dois carnavais e retornou ao Desfiles das Campeãs em 5º e 4º lugar, respectivamente.

Desfilar como a terceira de segunda-feira, traz boas recordações para os torcedores da Mocidade. A Verde e Branca foi campeã em 2017 com o enredo “As mil e uma noites de uma ‘Mocidade’ pra lá de Marrakesh” . Além do campeonato, a escola desfilou em 2014, 2019 e 2020, sendo os dois últimos anos voltou para o sábado das Campeãs em 6º e 3º lugar, respectivamente.

O retorno à segunda-feira foi muito celebrado pelos torcedores da Grande Rio. A última vez em que a agremiação desfilou na segunda noite do grupo de elite foi em 2013 com o enredo “Amo o Rio e vou à luta: ouro negro sem disputa… Contra a injustiça em defesa do Rio”, que ficou em 6º lugar e garantiu a vaga no Desfile das Campeãs.

Outra escola que tem boas recordações desfilando na segunda-feira é a Vila Isabel. Em 2013, a Azul e Branca conquistou o campeonato com o enredo “A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo – Água no feijão que chegou mais um”. Além do título, a Vila desfilou nos anos de 2014, 2016, 2019 (que ficou em 3ºlugar) e 2020.

As posições interferem(e muito) no desenvolvimento do desfile. Algumas escolas já tem a logística montada para um determinado lado de concentração e historicamente prefere armar o desfile para um lado específico. As agremiações que sortearam as posições pares se concentram no lado do edifício Balança Mas Não Cai, já as que sortearam as posições ímpares, se concentram no lado do edifício dos Correios. Para muitos dirigentes e diretores, o lado dos Correios é o preferido, mas nos últimos 10 anos, 6 campeonatos se concentraram no lado do Balança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here