Só em 2022! Prefeito do Rio anuncia adiamento do carnaval em julho de 2021

0
201
Está decidido! Carnaval só em 2022, caso a população esteja vacinada contra o covid-19. Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Não haverá carnaval em 2021. Na tarde desta quinta-feira, dia 21, o prefeito Eduardo Paes anunciou por meio das suas redes sociais o adiamento do carnaval em julho de 2021. O desfile das escolas de samba que tinha sido previsto pela Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba) para acontecer nos dias 11 e 12 julinos, foram suspensos devido a ausência de uma campanha de vacinação para a população contra o Covid-19 e o aumento das mortes causada pela doença.

“Nunca escondi minha paixão pelo carnaval e a visão clara que tenho da importância econômica dessa manifestação cultural para nossa cidade. No entanto, me parece sem qq sentido imaginar a essa altura que teremos condições de realizar o carnaval em julho. Essa celebração exige uma grande preparação por parte dos órgãos públicos e das agremiações e instituições ligadas ao samba. Algo impossível de se fazer nesse momento. Dessa forma, gostaria de informar que não teremos carnaval no meio do ano em 2021. Certamente em 2022 poderemos (todos devidamente vacinados) celebrar a vida e nossa cultura com toda a intensidade que merecemos.”, declarou Eduardo Paes.

Cidade do Samba segue interditada

Enquanto o Carnaval não vem, a Cidade do Samba continua interditada. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Cidadania da Capital, obteve na Justiça decisão determinando a interdição do polo de barracões das escolas de samba do Grupo Especial até que as instalações sejam reestruturadas de forma a minimizar os riscos de incêndio.

A decisão em recurso proferida pelo Juízo da Terceira Câmara Cível ocorre no âmbito de ação civil pública ajuizada pela 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Cidadania da Capital contra o Município do Rio, a Riotur, a Empresa Municipal de Urbanização (RioUrbe) e a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). A ação ressalta que vistorias realizadas pelo Corpo de Bombeiros em diferentes anos identificaram não só irregularidades no estado das instalações, como também a ausência de plano de controle e prevenção contra incêndios.

Diante disso, foi determinada a interdição da Cidade do Samba até que suas instalações sejam reestruturadas de forma a minimizar os riscos de incêndio, adequando-se às normas de prevenção e controle de fogo descritas no Decreto Estadual nº 897/76 – sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil reais.

Sambódromo passará por reformas

Estava previsto para dezembro de 2020 o início da reforma no Sambódromo do Rio. Em virtude do adiamento dos desfiles em fevereiro de 2021, as intervenções visavam a garantia da passarela do samba para a realização do carnaval com autorização do Corpo de Bombeiros.

As informações foram veiculadas inicialmente pelo jornalista Ancelmo Gois em outubro de 2020. A previsão de conclusão das obras é para abril de 2021.

Ajuda aos profissionais

Após publicar sobre o cancelamento da festa, Paes anunciou o lançamento de editais para dar trabalho e sustento aos trabalhadores que dependem do Carnaval.

“Já determinei que a Riotur e a secretaria municipal de cultura trabalhem na preparação de editais a fim de permitir que os fazedores dessa grande festa e celebração cultural tenham alguma forma de sustento ao longo de 2021”, revelou o prefeito, sem dar detalhes de como seria a ajuda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here