Com muito samba no pé e alegria foi inaugurada a iluminação cenográfica definitiva do Sambódromo nesta quinta-feira, dia 24. A cerimônia contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, que pintou os últimos metros da pista da Avenida Marquês de Sapucaí como ato simbólico da revitalização do Palco do Maior Espetáculo da Terra. Também estiveram presentes os presidentes da Riotur, Daniela Maia, e da Rioluz, Pierre Batista, o vice-presidente da LIESA, Hélio Motta e representantes das 12 escolas de samba do Grupo Especial através dos casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira e dois passistas.

A nova iluminação cênica do Sambódromo é um investimento para a cultura da cidade. Além do Carnaval, os equipamentos poderão ser utilizados em outros eventos sediados na Marquês de Sapucaí.

– O Carnaval carioca vai acontecer, a partir do dia 20 de abril. E vai ser mais uma vez o maior espetáculo da Terra aqui na Marquês de Sapucaí. Estamos saindo da pandemia e as pessoas ainda devem tomar os cuidados básicos e respeitar as regras neste período até o Carnaval, mas o Sambódromo já estaria pronta para começar hoje – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Em ato simbólico, o prefeito do Rio Eduardo Paes pintou os últimos metros da pista reformada no Sambódromo. Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

Sobre a reforma do Sambódromo, que ganhou áreas de escape em caso de incêndio e revitalização da pista de desfile, Paes pontuou a segurança para o público. “Você tem hoje, por exemplo, rotas de escape de incêndio, entre outras coisas. Este ano teremos ainda uma iluminação cênica, toda diferente. O Sambódromo é um equipamento muito grande e muito antigo, que já passou por algumas reformas, mas tem sempre alguns ajustes a serem feitos”.

A presidente da Riotur, Daniela Maia lembrou da importância de trazer novas experiências para o público presente durante os intervalos entre os desfiles. “Essa melhoria na iluminação é um desejo antigo das escolas de samba. Estamos trazendo essa novidade para o Carnaval deste ano. Todo grande espetáculo tem uma iluminação especial. E essa ópera aberta que é o carnaval do Rio merecia essa nova iluminação, que vai potencializar a beleza do desfile das escolas de samba”.

Ao som da Bateria Furacão Vermelho e Branco da Viradouro, comandada pelo mestre Ciça, os componentes e autoridades pública percorreram um trecho da Avenida Marquês de Sapucaí. Representando a Liga Independente das Escolas de Samba, o vice-presidente Hélio Motta comemorou os resultados da reforma da Sapucaí. “Com essa reforma e a nova iluminação, a Prefeitura mostra que entende que o Carnaval é um polo cultural e social, que serve também para o desenvolvimento econômico da cidade. As escolas de samba agradecem porque agora terão um palco iluminado para presentear o público com um grande espetáculo”.

Pista recapeada

Na semana passada, a Prefeitura entregou a reforma do Sambódromo. Além de melhorias nos sistemas de drenagem e de prevenção e combate a incêndio, a pista de desfile recebeu fresagem e recapeamento asfáltico. Também foram feitas melhorias no sistema de drenagem para a captação das águas de chuva. 

A nova pista foi aprovada pelos integrantes das escolas de samba. A primeira Porta-Bandeira da Beija-Flor, Selminha Sorriso, não escondia a emoção por voltar a pisar na Marquês de Sapucaí. Ela contou que conseguiu evoluir bem no teste da passarela do samba.

– Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida. Estão aprovadas a nova iluminação e a pintura da pista, está tudo lindo. Nós somos a maior identidade cultural do nosso povo. Viva o Samba! – disse uma emocionada Selminha, que neste Carnaval vai completar 30 anos de desfiles ao lado do mestre-sala Claudinho.

Ao lado de Eduardo Paes, Selminha Sorriso e os demais casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira estiveram presentes no cortejo da inauguração da iluminação em led definitiva do Sambódromo. Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

Foto da capa: Fábio Motta/Prefeitura do Rio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here