O terceiro final de semana de ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí contam com duas escolas de samba do Grupo Especial e quatro da Série Ouro para fazerem seus testes para o Carnaval 2023. A entrada é gratuita para o público assistir nas frisas e arquibancadas.

No sábado, dia 28, ensaiam União de Jacarepaguá, Acadêmicos de Vigário Geral, Unidos de Padre Miguel e Unidos do Porto da Pedra. No domingo, dia 29, é a vez da Mocidade e Mangueira.

O ensaio começa às 19h30 com a União de Jacarepaguá, retornando à Sapucaí após 9 anos desfilando na Intendente Magalhães. Com o enredo “Manoel Congo Mariana Crioula. Heróis da liberdade no Vale do Café”, dos carnavalescos Lucas Lopes e Rodrigo Meiners, a escola contará a história dos escravos consagrados como heróis na revolta no Vale do Paraíba Fluminense, em 1838.

Em seguida, às 20h30, é a vez da Acadêmicos de Vigário Geral. A escola que em 2022 ficou em 10ºlugar, está pelo terceiro ano consecutivo na Série Ouro, e traz o enredo “A Fantástica Fábrica da Alegria”, desenvolvido pelos carnavalescos Alexandre Costa, Lino Sales e Marcus do Val. Com uma proposta mais leve, a história vai narrar a vida do menino Samir, cria da comunidade de Vigário Geral, que sempre sonhou em encontrar o bilhete premiado e realizar todas as suas fantasias.

A partir das 21h30, quem se apresenta é a Unidos de Padre Miguel. A Vermelha e Branca da Vila Vintém ficou em 5ºlugar no ano passado e vem com a temática que pretende retratar a influência / interferência Árabe, Mouras e Muçulmana no Nordeste brasileiro. De autoria dos carnavalescos Edson Pereira e Wagner Gonçalves, o enredo “Baião de Mouros” irá retratar a influência / interferência Árabe, Mouras e Muçulmana no Nordeste brasileiro em paralelo entre o deserto e o sertão; as músicas; o chapéu do cangaceiro, leques e guarda-sóis; o uso de tapetes e as janelas quadriculadas e os azulejos; do comércio do mascate ao gibão que cobre um cabra.

Encerrando a noite, às 22h30, entra a Unidos do Porto da Pedra. O Tigre de São Gonçalo está ha 11 anos no grupo de acesso e em 2022 ficou em segundo lugar. A escola vai viajar numa aventura delirante do escritor Júlio Verne, pai da ficção científica e de fantasia, pelo Rio Amazonas, sendo que, o autor jamais pisou em solo brasileiro. O enredo “A invenção da Amazônia: Um delírio imaginário de Júlio Verne”, é elaborado pelo carnavalesco Mauro Quintaes e o enredista Diego Araújo e foi baseado no livro “A Jangada: 800 léguas pelo Amazonas”.

Mocidade e Mangueira desfilam com enredos que retratam o nordeste brasileiro

No domingo é a vez do Grupo Especial. A Mocidade abre a terceira noite de treinos, que está marcado para às 20h. Após o oitavo lugar em 2022, a Verde e Branco de Padre Miguel vem com o enredo “Terra de meu Céu, Estrelas de meu Chão’’ , desenvolvido pelo carnavalesco Marcus Ferreira. O tema abordará o legado dos artistas do Alto do Moura, discípulos de Mestre Vitalino, pertencentes ao maior Centro de Artes figurativas das Américas.

Na sequência, às 22h, a Estação Primeira de Mangueira fecha o terceiro final de semana de ensaios técnicos. A escola que, no carnaval passado ficou em sétimo lugar, aposta para esse ano no tema com narrativa do protagonismo negro. Desenvolvido pelos carnavalescos Annik Salmon e Guilherme Estevão, o enredo “As Áfricas que a Bahia canta”, mostrará as construções das visões de África na Bahia a partir de sua musicalidade e instituições carnavalescas negras, destacando o protagonismo feminino nesse processo e as lutas contra intolerância, racismo e pelo fortalecimento da identidade afrobrasileira.

Foto: Rafael Catarcione/Riotur

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here