Após definição dos seus sambas, chega o momento das 14 escolas do Grupo Especial do Rio gravarem as faixas para o CD de 2019. Entre os dias 15 e 21 de outubro, estiveram presentes na Cidade do Samba famosos e anônimos, que em uma só voz cantaram sob o comando de Laíla que mais um vez, ao lado de Mário Jorge Bruno são os produtores do disco, que tem previsão de ser lançado no final de novembro. Desde sexta-feira, dia 26, músicos e intérpretes oficiais foram ao estúdio Companhia dos Técnicos, em Copacabana, para registrar definitivamente os arranjos de cordas e as vozes para o álbum, que está previsto o lançamento para final de novembro.

De olho nos 40 pontos do quesito, algumas composições sofreram alterações nas letras para exaltar o que há de melhor nas obras campeãs e buscar atender aos critérios de julgamento. Oito escolas mantiveram as obras  originais, já as outras seis fizeram ajustes, porém nada que tenha comprometido bruscamente as composições.

No ano em que marca 5 décadas da discografia das escolas de samba, para o próxima coletânea os produtores têm a intenção de valorizar a musicalidade das composições, mas sem perder de vista o potencial de divulgação comercial nas rádios. Uma marca desde 2010, o álbum continuará com a dinamicidade da gravação ao vivo, porém as longas introduções que marcaram o CD de 2018, não irão se repetir.

“Queremos fazer um disco que os programadores tenham vontade de tocar nas emissoras. Para isso, investimos na qualidade dos arranjos, pedimos para os cantores quase não fizessem ‘cacos’ e as baterias fizessem suas bossas de forma econômica. A estrela do CD é o samba”, explica Mário Jorge.

Sambas na boca do povo

Em dois meses de audições, os apaixonados pelos desfiles das escolas de samba manifestaram nas quadras e nas redes sociais suas torcidas pela composição favorita. Em algumas agremiações ganhou o que a comunidade queria, outras nem tanto, mas o que vale é a partir do momento em que se anuncia a canção vencedora, ela passa a ser o hino oficial da escola e todos a abraçam. Com o boca a boca os sambas acabam se tornando conhecidos do grande público e só de acompanhar os bastidores da gravação do coro, internautas revelam suas predileções para o melhor samba-enredo do CD 2019.

O próximo ano teremos um desfile bastante politizado com obras além de estar de acordo com o enredo, falam do cenário atual em que vive o país. A princípio, seis obras chamam a atenção dos populares que prometem sacudir a Sapucaí. Mas é muito cedo para analisar o andamento pois os ensaios nas quadras estão apenas começando e a tendência é melhorar o desempenho para o grande espetáculo que acontecerá nos dias 03 e 04 de março.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here