Após a última edição da feijoada da Vila Isabel, que aconteceu neste domingo, dia 11, e a incompatibilidade de horário com o Império da Tijuca, fui levado a Lins Imperial, pra quem desconhece, escola tradicional do subúrbio carioca. Me recordei no caminho que seria coroação da Rainha de Bateria Renata Calixto. Aliás…parece que a Bateria Furiosa escolhe muito bem suas rainhas, a antecessora Fernanda Florentino também é incrível.

Enfim…tudo muito bom, tudo muito bem, aquele carinho e zelo que geralmente as casas mais humildes tem, uma linda festa com Mangueira e tudo mais. Revi amigos, são tantos que perco as contas, Rafael Tinguinha na voz oficial, Matheuzinho Mestre-sala, Batata Diretor de Tamborim e outros. EIS QUE SURGE A ALA DE PASSISTAS…eu que já trabalhei e ainda trabalho nas escolas da Intendente Magalhães, longe dos holofotes da TV e imprensa, sei o quanto é difícil arregimentar um grupo e manter um trabalho efetivo e vistoso de quadra. Passei por algumas agremiações sempre com resultado positivo, algumas premiações, mas com suor, MUITO SUOR.

Primeiro me surpreenderam pela organização, formação e disciplina pré-apresentação. Quando entraram tomaram minha atenção de vez, bom samba no pé, limpeza visual e algumas variações de posicionamentos simples mas efetivas e seguras, desenhos que funcionam demais e que sinceramente, amo fazer e ver serem reproduzidos. O responsável por essa galera linda e de qualidade que lá está é o velho conhecido Pelezinho, ex-passista da Unidos da Tijuca, detentor do Estandarte de Ouro 2009.

É bom saber que tem gente pensando nosso segmento por aí com seriedade mesmo longe dos grandes holofotes e do glamour. A essência do samba está exatamente aí nos detalhes, gente que faz por amor, com vontade de dar certo, que luta pela cultura do samba e do carnaval onde e como for.

Deixo aqui meus sinceros parabéns a toda diretoria e componentes da agremiação, sei que tantas outras em mesma situação fazem trabalhos tão bons e primorosos quanto, sintam-se confortados.

“Mas tem muito bamba fazendo refrão
Tem muito samba na concentração
Muita riqueza
Que você não tem mais não
Tem muita Maria e muito João
Muita mandinga na minha oração
Muita riqueza
Que você não tem mais não…”

Gabriel Castro

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here