O ator Ailton Graça assumiu na última segunda (2) a presidência da escola de samba mais antiga do Carnaval de São Paulo – a Lavapés, fundada em 1937, no bairro Glicério.


Aílton Graça desfila pela Mangueira — Foto: Alexandre Durão/G1

Criado no samba, que ficou nacionalmente conhecido ao interpretar o traficante Majestade, no filme “Carandiru” e na série “Carcereiros”, ele recebeu o pavilhão da escola das mãos da atual presidente, Rose Marcondes, em um evento no Theatro Municipal de São Paulo, como parte da transição que começou, em 2019.

Foi fundada por Deolinda Madre, conhecida como madrinha Eunice, a partir de agora vai se chamar Lavapés Pirata Negro. A escola já foi sete vezes campeã do Grupo Especial nos anos 1950 e 1960. Porém, com o passar do tempo, a escola não acompanhou a evolução das concorrentes e acabou rebaixada. Atualmente, está no Grupo 4 da União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp), o que corresponde à última divisão do carnaval paulistano.

Ligado ao carnaval e às manifestações culturais populares desde muito pequeno, tendo a bisavó como influenciadora, Ailton Graça desfilou como mestre-sala, na década de 1990, na Gaviões da Fiel e X-9 Paulistana.

A escola que estava sem local para realizar os ensaios, no processo de transição para as mãos do ator, conquistou um galpão, no bairro do Jabaquara, zona Sul da cidade, coincidentemente, região próxima ao local em que a família do ator se instalou ao migrar da Bahia.


Lavapés é a escola de samba mais antiga em atividade em São Paulo — Foto: Acervo José Madre e Dona Lúcia Madre

O ator, que foi arte-educador e que trabalhou com manifestações populares e culturais por mais de 20 anos, vê a escola de samba não só como um espaço de festejo, mas como um espaço de resistência, de congraçamento, de reunião. Ele cita o manifesto do compositor Candeia, na fundação da escola Quilombo, no Rio de Janeiro, como base e o fundamento para o projeto da Lavapés Pirata Negro. Para Aílton, escola de samba é lugar de fortalecimento de saberes e de valores. Ele também acredita que a escola de samba de além dar para a comunidade do entorno mais alternativas de lazer, de cursos, de saberes, de compartilhamentos.


Pavilhão da escola de samba Lavapés — Foto: Fernanda Santos/TV Globo

Ciente da responsabilidade que conduzir uma escola de samba, que mesmo estando no último grupo das escolas de samba paulistanas, é lugar de afeto, de carinho e de respeito, Ailton está muito envolvido e atarefado em arrumar o espaço cedido para a escola, em montar o desfile do carnaval de 2020 e por outro lado seguir gravando a novela e dando conta de sua agenda pessoal. Perguntamos se estava sendo muito difícil coordenar todas as atividades que ele vem realizando, em meio a uma boa gargalhada, o ator nos disse que está tudo uma loucura, mas uma loucura saudável.

(Fonte/Imagem: Reprodução G1)


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here