O carnaval do Rio atraiu mais de 2,1 milhões de turistas pra cidade, ou seja, 31,2% a mais em relação ao ano passado. É o que aponta o balanço da folia carioca divulgado nesta segunda-feira, dia 02, mensurados pela Riotur.

Segundo o órgão, foram 10 milhões de pessoas circulando pela Cidade Maravilhosa no período e, entre os visitantes, 77% eram brasileiros e 23% estrangeiros. Esse contingente gerou ocupação hoteleira de quase 100% e movimentou R$ 4 bilhões. No carnaval de 2019, os turistas somaram 1,6 milhão.

Dos turistas brasileiros, a maioria vieram de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Entre os estrangeiros, os que mais visitaram o Rio durante o carnaval eram argentinos, chilenos, norte-americanos e italianos. A média de permanência na cidade é de 6,4 dias.

Os bairros mais próximos das concentrações dos blocos carnavalescos tiveram sua oferta hoteleira praticamente preenchidas. Botafogo e Flamengo foram os que tiveram a maior ocupação hoteleira (98%), seguidos de Leme e Copacabana (97%). E algumas outras como Centro e São Conrado obtiveram ocupação de 92% e 87%, respectivamente.

“O carnaval que acabamos de entregar confirma a capacidade que temos em fazer um evento tão complexo e tão grandioso. Acho que só o Rio tem isso e acho que só o carioca é capaz de receber mais de dois milhões de turistas num período tão curto de tempo”, aponta o presidente da Riotur, Marcelo Alves.

Blocos

Considerando os blocos, megablocos, Sapucaí, Intendente Magalhães e os 77 palcos populares distribuídos pela cidade, 10.637.007 pessoas participaram dos eventos carnavalescos do Rio ao longo de 50 dias.

Desse total, 7.082.090 pessoas estavam nos blocos. O maior deles foi o “Fervo da Lud”, com 1 milhão de pessoas, seguido pelo “Cordão do Bola Preta” (630 mil) e “Bangalafumenga” (500 mil). A prefeitura identificou 99 blocos não autorizados – desses, 13 já foram multados.

Desfiles das Escolas de Samba

Durante os 6 dias de desfiles no Sambódromo estiveram presentes 273.500 mil pessoas nas arquibancadas e frisas para assistir as escolas de samba dos grupos Especial e Acesso e as Escolas Mirins. Na Intendente Magalhães passaram 170 mil pessoas durante os 5 dias de desfiles.

Sapucaí para turistas

Durante a coletiva de imprensa, o presidente da Riotur, Marcelo Alves, também anunciou a criação de um espaço na Marquês de Sapucaí dedicado à visitação de turistas. No local, eles poderão conhecer o processo da criação de um desfile, desde a concepção de um enredo até o momento em que a escola chega à avenida.

O carnavaltour.rio será inaugurado em abril e vai funcionar ao longo do ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here