Já está no site da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro o Regulamento do Carnaval 2020. O documento dita todas as regras para os desfiles do Grupo Especial e as 13 agremiações deverão cumprir pra que não sofram penalidades no dia da apuração. Porém, dá-se o início a um conflito entre a Liesa e a Lierj já que não houve alteração no estatuto e foi mantida a subida de uma escola do Acesso.

A bola de neve começa no Grupo B, quando o presidente da Liesb, Clayton Ferreira anuncia que duas primeiras colocadas do Grupo Especial da Intendente sobem para a Série A e na última sexta-feira, dia 05, a Lierj informa que a campeã e a vice de 2020 garantiriam suas vagas no grupo da elite. Caso se cumpra, o Especial contaria com 14 escolas para 2021, o que vai de contra aos objetivos da Liesa em manter 12 escolas filiadas sob sua administração.

Com isso, a possibilidade de confusão poderia se agravar caso duas escolas do Acesso ganhem notas dez em todos os quesitos e acontecesse um empate no primeiro ou no segundo lugar daí subiriam 3 agremiações para o Especial.

Pelo visto haverão muitas conversas entre as ligas para resolver essa questão e que não se estenda após a quarta-feira de cinzas.

Veja os principais pontos do regulamento do Grupo Especial para o Carnaval 2020:

Horários dos desfiles: permanecem às 21h30 no domingo e segunda de carnaval, além do sábado das campeãs;

O tempo de cada desfile: no mínimo 60 minutos e no máximo 70 minutos;

Não há obrigatoriedade das baterias pararem na frente de cada módulo de julgadores;

O número mínimo de baianas: 60 componentes;

Número de alegorias: no mínimo 04 e no máximo 06;

Mantém a liberação para apenas 01 carro alegórico pode ser acoplado;

Segue a permissão para cada escola poder apresentar até 03 tripés motorizados ou empurrados por equipes próprias com até 02 componentes sobre cada um deles, além dos elementos cenográficos apresentados na Comissão de Frente;

Pessoas com camisas da escola na frente de cada desfile: Máximo de 30 pessoas;

Pessoas com camisa da escola após a última ala de cada desfile: Máximo de 100 pessoas;

A cota de transmissão da TV Globo para cada escola para o Carnaval 2021 será distribuída de acordo com a classificação final do Carnaval 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here