A Unidos do Viradouro é a grande campeã do Carnaval 2020 após 23 anos do seu último título no Grupo Especial. O siteCarnaval Interativo acompanhou a apuração das notas, que aconteceu nesta quarta-feira, dia 26, diretamente da Praça da Apoteose.

Com o enredo “Viradouro de alma lavada”, a Vermelha e Branca de Niterói foi a segunda escola de domingo, sua apresentação falou sobre o grupo das Ganhadeiras de Itaupã, quinta geração de mulheres que lavavam roupa na Lagoa do Abaeté e faziam outros serviços em Salvador em busca da compra de sua alforria. Primeira vez que trabalharam juntos, os carnavalescos Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon conquistaram o primeiro título no grupo de elite do carnaval carioca.

No ano em que as escolas de samba não tiveram subvenção da Prefeitura do Município do Rio de Janeiro, a Viradouro contou com o aporte da Prefeitura de Niterói no valor de R$ 2,5 milhões para a produção do desfile. Em nota, o prefeito da cidade, Rodrigo Neves, comemorou o título e disse que o investimento nas agremiações da cidade gera emprego, renda e movimenta a economia.

A trajetória até o campeonato

Única escola de samba do município de Niterói no Grupo Especial, a Unidos do Viradouro conquistou seu primeiro título em 1997 com o desfile “Trevas ! Luz ! A Explosão do Universo”, desenvolvido por Joãosinho Trinta. Em 2010, ela teve seu primeiro rebaixamento para a Série A e permaneceu até o ano de 2014, quando conquistou o campeonato com o enredo “Sou a terra de Ismael. Guanabaran vou cruzar, para você tiro o chapéu, Rio eu vim te abraçar”, contando a história de sua própria cidade. No carnaval de 2015, a escola foi rebaixada com o enredo “Nas veias do Brasil, é a Viradouro em um dia de graça”, que mostrou sobre a importância da raça negra na formação do povo brasileiro e teve como samba-enredo a junção de duas canções do compositor Luiz Carlos da Vila, morto em 2008.

Em 2016 começou o processo de renovação da escola com objetivo de retornar ao Grupo Especial. Em 2018, conquistou o título da Série A com o desfile “Vira a Cabeça, Pira o Coração – Loucos Gênios da Criação” , homenageando gênios da criação. Em 2019, retornou ao grupo especial e realizou um feito inédito de garantir o segundo lugar com o enredo criado por Paulo Barros titulado “Viraviradouro”, que falava sobre a imaginação e histórias fantásticas que fazem parte da infância.

Quadro de classificação da Viradouro nos últimos 10 anos

Equipe e gestão são as marcas de sucesso da escola

A campeã 2020 conta com uma das equipes mais experientes do carnaval carioca. Assim como Marcus e Tarcísio, nomes como Rute Alves e Julinho Nascimento – que formam o 1º casal de mestre-sala e porta-bandeira, Alex Neoral – coreógrafo de Comissão de Frente, Mestre Ciça – no comando da Bateria Furacão Vermelho e Branco, Zé Paulo Sierra – voz principal do carro de som e Dudu Falcão e Alex Fab – como diretores de carnaval, representam os segmentos que conquistaram as maiores pontuações foram peças importantes na conquista do título somados 269,6 pontos e superou a Grande Rio no critério de desempate no quesito Evolução.

O presidente da Viradouro, Marcelo Calil, agradeceu a toda equipe da escola pelo título conquistado e disse que o mais importante na sua gestão é o respeito à instituição: “O que busco fazer é respeitar a instituição e paralelo à isso é ser extremamente estratégico a competição do desfile, mesmo sabendo que uma escola de samba não é só uma competição, tendo que pensar também na instituição e na cultura para não desanimar os componentes.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here