Chegou o grande momento de conhecer as campeãs do Grupo Especial e da Série A do Carnaval do Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira, dia 26, acontecerá a leitura das 585 notas dadas pelos jurados durante as 4 noites de apresentações das 26 escolas de samba(13 do Especial e 13 do Acesso) no Sambódromo. Pelo sexto ano consecutivo, além da cobertura jornalística das 4 noites de desfiles no Sambódromo, o Carnaval Interativo vai transmitir ao vivo a movimentação das escolas a cada leitura da nota.

Os nove quesitos das notas são: Bateria, Samba-Enredo, Harmonia, Evolução, Enredo, Alegorias e Adereços, Fantasias, Comissão de Frente e Mestre-Sala e Porta-Bandeira.

Grupo Especial

Para 2020, as regras de avaliação para o Grupo Especial têm uma novidade em relação às do ano passado. Desta vez, são cinco jurados para cada quesito, no total de 45 julgadores para os 9 itens. Segundo o regulamento da Liesa, serão validadas apenas as três notas intermediárias, deixando, assim, de considerar as duas notas extremas, ou sejam, a menor e a maior.

Antes do resultado da apuração ser anunciado, acontecerá na sede da Liesa – entre 12h e 13h – o sorteio que definirá a leitura da ordem dos quesitos. Cada julgador dá notas às escolas de samba de 9,0 a 10 pontos. No Carnaval carioca são permitidas notas fracionadas, como 9,1, 9,2 e assim por diante, até a nota máxima, de 10 pontos.

Desempate

Para se considerar um empate entre duas ou mais escolas na primeira colocação, as agremiações envolvidas precisam ter, com as três notas válidas, somatório de pontos iguais em cada um dos nove quesitos. Os critérios de desempate para definir a campeã seguem a ordem inversa dos quesitos sorteados.

O último quesito a ser cantado na apuração terá mais peso que o penúltimo, e assim por diante. Se, na totalização, uma escola tiver somado mais décimos do que a outra no último quesito, será a campeã.

Caso persista o empate, a apuração vai buscar diferenças de décimos no penúltimo quesito — ou no antepenúltimo, ou no anterior, até que se elimine a igualdade. Se mesmo assim, o empate permanecer, a classificação é definida por sorteio.

Série A

O regulamento da Série A é muito parecido ao do Grupo Especial em 2019. Serão 9 quesitos de avaliação onde o jurado pode dar nota de 9,0 a 10. As menores notas de cada item é descartada.

Somente a campeã do Acesso terá o direito de desfilar no Especial em 2021. Já da Série A para a Intendente Magalhães — e vice-versa, caem duas e sobem duas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here