O Carnaval acabou, e todas as escolas de samba vão procurar corrigir os seus erros para alcançar a nota máxima no próximo ano. Com as avaliações dadas pelos jurados e divulgadas na Quarta-feira de Cinzas, as diretorias começam a se mexer pra modificar ou pelo menos apurar o desenvolvimento de cada quesito afetado no desfile que passou.

Para os donos das notas 40, e atualmente 50 – de acordo com o regulamento da Liesa, ganham os elogios até a próxima festa. Para os que foram penalizados, a corneta soa em tom de crítica, muitas vezes feroz e injusta.

De olho nas notas sem descarte dada pelos jurados da Liga Independente das Escolas de Samba, que é quem rege o Grupo Especial, o Carnaval Interativo quis saber quem está melhor em cada um dos quesitos nos últimos cinco anos, de 2016 a 2020. E nesta terça-feira, dia 10, continuamos a série de desempenho das notas das agremiações, desta vez será no quesito Mestre-Sala e Porta-Bandeira, que de acordo com o Manual do Julgador, avalia o entrosamento, a dança, a postura e as fantasias do casal que portar o pavilhão da agremiação.

Um dos itens mais disputados e pontuados no Carnaval carioca, sete dos dez casais que se apresentaram nos últimos 5 anos tiraram 40 ou 50 pontos dos jurados. A União da Ilha(em 2016 e 2020) e a São Clemente(em 2018 e 2019) não ganharam uma nota 10 em todas as audições para os julgadores.

Em primeiro lugar no ranking vem Sidclei Santos e Marcella Alves. O resultado eficiente do casal do Salgueiro pontou ao longo destas temporadas 209,9 pontos distribuídos em 20 notas 10 e 1 nota 9,9. A dupla é a que mais gabaritou no item, foram 4 vezes, o único desconto sofrido foi em “Xangô”(carnaval de 2019). Desde de 2014 juntos, o casal é uma das principais armas salgueirenses na luta pelo campeonato.

Beija-Flor e Mangueira seguem empatadas com 209,6 pontos no placar geral. Em relação a líder do ranking, elas estão a 0,3 décimos atrás do Salgueiro e ambas garantiram as mesmas avaliações na temporada: 17 notas máximas e 4 notas 9,9. No entanto, a azul e branca sai na frente por ter sofrido menos descontos na avaliação de “Se Esta Rua Fosse Minha”(desfile de 2020), que foi determinante para que Claudinho e Selminha Sorriso assumissem a vice-liderança da lista dos casais que mais pontuaram no período avaliado. Defendendo o pavilhão Nilopolitano desde 1996, é a dupla mais respeitada do Carnaval brasileiro, e durante a temporada gabaritaram nos desfiles “Mineirinho genial! Nova Lima – Cidade natal. Marquês de Sapucaí, o poeta imortal!” e “Quem Não Viu, Vai Ver… As Fábulas do BeijaFlor“.

A Mangueira é a terceira que mais pontuou no item nestes 5 carnavais. A escola teve como dupla Raphael Rodrigues e Squel Jorgea em 2016, a partir de 2017, Matheus Olivério assume o posto de Mestre-Sala, dançando ao lado de sua sobrinha. O desempenho da verde e rosa se compara a regularidade do Salgueiro, ganhou por 4 vezes a nota máxima de todos os jurados, porém em “A Verdade Nos Fará Livre”(desfile de 2020), perdeu 0,4 décimos no placar geral, fazendo com que a dupla perdesse a liderança.

Com 0,5 décimos atrás da Mangueira vem a Grande Rio no quarto lugar com 209,1 no placar geral. A escola contou com Daniel Werneck e Verônica Lima nos desfiles de 2016 a 2018 e Taciana Couto assume o posto de Porta-Bandeira a partir de 2019. A tricolor de Caxias acumulou no item 14 notas 10; 5 notas 9,9; e 2 notas 9,8, garantiu 40 pontos em “Fui no Itororó beber água, não achei. Mas achei a bela Santos, e por ela me apaixonei…”(desfile de 2016) e em “Tata Londirá: O Canto do Caboclo no Quilombo de Caxias“(desfile de 2020), mantendo a regularidade linear nos resultados da dupla.

Com a mesma pontuação da Grande Rio, a Mocidade vem na quinta posição no ranking. A agremiação fez 3 trocas de casais no período de 5 anos, Diogo Jesus e Cristiane Caldas em 2016 e 2017, Marcinho Siqueira e Cristiane Caldas em 2018 e 2019 e Diogo Jesus e Bruna Santos em 2020. Com uma média oscilante, a escola acumulou 13 notas 10; 7 notas 9,9; e 1 nota 9,8, o ponto forte na trajetória foi os 40 pontos atingidos com a performance em “Namastê: a Estrela que habita em mim, saúda a que existe em você”(desfile de 2018), porém perdeu 0,2 décimos em “Elza Deusa Soares”(desfile de 2020).

Portela, Vila Isabel, Unidos da Tijuca, União da Ilha e São Clemente completam o G-10 das escolas que se mantêm no Especial há pelo menos cinco anos, fecham o ranking.

Paraíso do Tuiuti, Imperatriz, Império Serrano e Viradouro não são inspecionadas no ranking, porque não estiveram em todas as edições do Grupo Especial nas últimas cinco temporadas.

Segue abaixo o quadro do mapa de notas sem descartes do quesito Bateria entre os anos de 2016 a 2020.

1 COMENTÁRIO

  1. Eu acho o carnaval carioca o melhor do mundo, com relação as notas, o descarte da menor e a maior nota foi bem bolado ser torna mas emocionante, e o meu sonho é um dia ir assistir os desfiles.obrigado pela oportunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here