Faltam 234 dias para acontecer o desfile das escolas de samba. Caso tenha vacina e uma campanha de imunização, entre os dias 8 e 11 de julho de 2021 acontecerão as apresentações das agremiações do Grupo Especial do Rio de Janeiro. A data foi escolhida na noite desta segunda-feira, dia 16, durante a plenária extraordinária que ocorreu na sede da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), no Centro do Rio.

Dirigentes das 12 escolas filiadas e a direção da liga marcaram o evento para o início do mês de julho na condição de que os profissionais do carnaval tenham uma data limite para o cumprimento do cronograma de produção dos seus cortejos sem interferir nas celebrações das festas juninas assim como o Festival de Parintins, que acontece no último final de semana julino. Com esta decisão, o Rio se une às cidades de São Paulo e Salvador que já haviam escolhido o mesmo período para fazer suas festas carnavalescas. Os organizadores das tradições culturais contam com o apoio do deputado federal Dr. Luizinho(Progressistas-RJ) que propõe a mudança nacional da data do feriado para os dias 8, 9, 10 e 11 de julho de 2021.

O desfile acontecerá nos moldes tradicionais, onde as 12 agremiações do Grupo Especial disputam o título do Carnaval, havendo o Desfile das Campeãs para as 6 primeiras colocadas e o rebaixamento para a Série A – o Grupo de Acesso – em 2022.

Um dos mais entusiastas com a decisão foi o dirigente da Beija-Flor, Gabriel David, que havia se frustrado na última plenária, mas desta vez comemorou o resultado da reunião que marcou a data para os desfiles de 2021. “Ao que tudo indica as escolas optaram por fazer o carnaval no início de julho do ano que vem. Formato original. Não se faz carnaval do dia para a noite. Precisamos de tempo para trabalhar e preparar tudo. Agora teremos esse tempo. Se não tiver vacina até lá, óbvio que não vai ter nada. Mas isso é muito improvável. Queria agradecer a todos os presidentes por acreditarem nessa possibilidade e por valorizarem suas comunidades e seus trabalhadores”, vibrou Gabriel que revelou em sua conta pessoal do Twitter sobre a possibilidade de adiantamento das eleições na liga pro início do ano que vem para que tenham uma melhor preparação do espetáculo em julho.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here