Na véspera da realização do sorteio da ordem dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial para o próximo ano – caso haja vacina contra o coronavirus, sambistas já começam a criar expectativas para conhecer em qual lado será a concentração das suas agremiações. As posições das escolas de samba são definidas através do sorteio realizado pela Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba). As concentrações ficam às margens da Avenida Marquês de Sapucaí, no lado direito tem como referência o edifício Balança Mas Não Cai e no lado esquerdo, o prédio dos Correios.

A definição do local de concentração se torna importantíssimo para o planejamento do processo logístico das apresentações no Sambódromo. Dependendo do lado, fica melhor de armar a escola, de oferecer segurança aos componentes e influencia na estrutura das alegorias. Muitos diretores de Carnaval têm a preferência de se concentrar no lado dos Correios por ser próximo da estação do Metrô da Praça Onze e ter pista auxiliar da Presidente Vargas. O lado do Balança sai em desvantagem por ter um viaduto no meio do caminho (Viaduto São Sebastião) e o risco de assalto aos desfilantes é maior.

Por outro lado, a concentração no Balança se torna objeto de desejo pelos dirigentes por um motivo: quando a escola é a sexta a desfilar na segunda-feira. Muitas agremiações querem encerrar de forma apoteótica os desfiles do Grupo Especial já que a posição tem a fama de ser pé-quente por muitos campeonatos terem encerrado o carnaval e sem contar de ser a responsável por “puxar” o cortejo do povo com o famoso arrastão no final da apresentação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here