Por Aline Lima

Uma madrugada de vitórias para o mundo do Carnaval. A estreia do ‘Seleção do Samba’ na Rede Globo chegou a registrar 6 pontos de audiência medida em tempo real para a grande São Paulo, chegando ao pico de 1,2 milhão de TVs ligadas assistindo o programa. Em média, a emissora costuma atingir entre 4 a 5 pontos no Ibope nesta faixa de horário.

Outro fator importante foi em relação ao alcance no meio digital. Com grande repercussão no Twitter, o primeiro episódio entrou na lista dos 10 assuntos mais comentados no mundo, se posicionando em oitavo lugar no Trend Topics Global com mais de 90 mil tuítes registrados no mundo inteiro. No Brasil, liderou o ranking de assunto mais mencionado por 4 horas consecutivas.

As agremiações, artistas do carnaval e temas dos enredos também entraram na lista de assuntos do momento. São Clemente, foi a mais comentada seguida de Mocidade, Paulo Gustavo (humorista que será o enredo clementiano para o próximo desfile), Mangueira e o intérprete da Estrela Guia de Padre Miguel, Wander Pires.

Durante a exibição do programa, o número de buscas pela Ordem de Desfiles no Google. O maior site de pesquisas registrou o crescimento de 4 vezes nos últimos 7 dias sobre o interesse por estas informações, fato este que, normalmente as pesquisas pela ordem dos desfiles acontecem somente no período do Carnaval. Assim como o aumento repentino do interesse por Teresa Cristina, São Clemente, Padre Miguel, assim como palavras relacionadas aos enredos: Oxóssi, Jamelão, Delegado, Enredo e Samba-Enredo.

O primeiro episódio mostrou para quem não faz parte do mundo do Carnaval de forma didática, e respeitando os rituais da tradição cultural, como funciona o processo de escolha do Samba-Enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel, São Clemente e Estação Primeira de Mangueira. As obras vencedoras, que foram divulgadas pelas agremiações após as gravações do programa na Cidade do Samba ocorridas no final de setembro, foram liberadas nas plataformas de áudio streaming momentos antes da estreia. A ambientação do cenário utilizou esculturas das alegorias dos desfiles de 2020 e a comissão julgadora foi composta pela diretoria de cada escola de samba.

Antes de iniciar a fase final da escolha do hino oficial, os carnavalescos de cada escola explicaram o enredo do próximo carnaval. Fabio Ricardo, explanou sobre “Batuque Ao Caçador”, Tiago Martins sobre “Minha Vida É Uma Peça” e Leandro Vieira sobre “Angenor, José e Laurindo”. As três parcerias finalistas assistiam os intérpretes oficiais cantando suas obras e no final das audições, Teresa Cristina e Milton Cunha teciam suas considerações. Em clima de emoção, Luis Roberto trouxe o clima de emoção e paixão das narrações esportivas para os anúncios das obras vencedoras.

A série Seleção do Samba é uma parceria da TV Globo com a Liesa, em homenagem às escolas de samba afetadas diretamente pela pandemia de coronavírus que assolou o país, e vai mostrar, para todo o Brasil, o talento de seus compositores e a força de seus enredos. A exibição dos 5 episódios vão ar aos sábados, após o “Altas Horas”, de 16 de outubro à 13 de novembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here