Monobloco no Carnaval 2020, no Centro do Rio. Foto: Fernando Maia | Riotur

Na última quarta-feira, dia 15, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou em sua rede social que não havia garantia de que os blocos de rua poderiam realizar seus cortejos no carnaval de 2022. O Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC) recomendou que, nesse momento, a prefeitura do Rio não deve estabelecer nenhuma restrição à folia do próximo ano. Anteriormente, o prefeito só garantiu os desfiles da Marquês de Sapucaí, no Centro. A recomendação foi anunciada durante uma reunião ordinária do comitê, que aconteceu nesta segunda-feira, dia 20.

A decisão, no entanto, não desobrigará o cumprimento de normas sanitárias. Se o carnaval fosse hoje, a apresentação do passaporte de vacinação seria obrigatório para desfilantes e público ao entrar na Marquês de Sapucaí. No carnaval, valerão as medidas sanitárias do momento. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que estuda também um protocolo sanitário para os blocos em áreas públicas, que ainda será divulgado.

“O CEEC fundamentado no cenário epidemiológico favorável, (número de casos, número de casos internados, % de positividade de testes) com 80% de cobertura vacinal atual, na análise dos dados de todos os eventos com aglomeração no país e no Rio de Janeiro, e sustentado pelas evidências científicas disponíveis, recomenda a SMS que não estabeleça, nesse momento, nenhuma restrição à realização do Carnaval Carioca. Recomenda adicionalmente que todo o processo de monitoramento do cenário epidemiológico seja mantido em vigilância”, diz o documento da reunião. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here