Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Os ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial para o carnaval, que estavam previstos para acontecer na Marquês de Sapucaí a partir da segunda quinzena deste mês, foram adiados devido às obras na avenida, que ainda não foram finalizadas, e pelo aumento de número de casos na última semana da Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro.

As obras do Sambódromo acontecem após o investimento público e privado de mais de R$ 45 milhões para melhorias na infraestrutura da Marquês de Sapucaí anunciado em novembro do ano passado. Entre os planos estavam os ajustes na iluminação da passarela, aprimoramento do sistema de drenagem da pista e um novo projeto de combate a incêndio.

De todo o planejamento de obras, o presidente da LIESA, Jorge Perlingeiro, diz que ainda faltam as obras para a troca do asfalto da avenida, que não era recapeada havia 12 anos, e a substituição dos bueiros por outros maiores, especialmente por causa do grande volume de chuvas de janeiro e fevereiro na cidade. Segundo ele, a previsão agora é que a avenida esteja preparada para os ensaios técnicos somente no fim de janeiro ou no início de fevereiro. Os desfiles das escolas de samba começa dia 25 de fevereiro com a Série Ouro e 27 de fevereiro do Grupo Especial.

Perlingeiro também afirmou estar avaliando o acesso ao ensaios técnicos por causa da Covid-19, já que são gratuitos e abertos ao público:

— Os ensaios técnicos são abertos ao público justamente para aqueles que não vão conseguir ir aos dias de desfiles porque não conseguiram ingresso. E não tem como controlar o acesso. Sabemos que haverá controle nos dias de desfiles do carnaval, mas no ensaio, não. Vamos acompanhar o cenário da pandemia até lá.

De acordo com a avaliação do presidente, não há como pedir o comprovante de vacinação na entrada dos ensaios técnicos porque o público é diferente:

— O público do ensaio técnico é diferente do público que vai ao desfile. No ensaio não paga, é gratuito. Já no desfile tem catraca. Eles pagaram pelo ingresso. Tem como cobrar algo. Não tem essa possibilidade no ensaio.

De acordo com o presidente da Liesa, o único evento garantido é o ensaio técnico no último domingo antes do carnaval, tradicionalmente feito com a campeã do ano anterior, neste caso, a Viradouro, que ganhou a competição em 2020 (em 2021 não houve desfile):

— O tempo para os ensaios serão bem menores (com a obra ainda em andamento). Só vamos ter três dias. Sabemos que será possível somente o do último domingo, com teste de som e luz com a Viradouro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here