Após 15 anos, a verde e rosa da zona sul, faz sua reestreia no Grupo Especial do Carnaval Paulistano abrindo a primeira noite de desfiles no Sambódromo do Anhembi, na sexta-feira, 21 de fevereiro. Homenageando a líder quilombola Tereza de Benguela, a agremiação busca firmar sua posição no grupo de elite da folia.

Em entrevista a equipe do Carnaval Interativo, o Diretor de Comunicação, Fernando Godoi, comenta a expectativa da comunidade. “A nossa expectativa é grande, ainda mais depois desses 15 anos longe do Grupo Especial. É um retorno, um passo importante! Fizemos uma volta muito grande desde que começamos essa administração no Grupo 4, que seria o Grupo 2 da UESP e desde lá tínhamos um cronograma que durou praticamente 5 carnavais. É um período curto, com longa trajetória”, cita e ainda conta que abrir os desfiles não é motivo de medo, muito pelo contrário, é um ingrediente a mais.

“A gente usa isso como uma estratégia. Realmente tem mais risco, pouca referência para julgamento e qualquer erro é muito perceptível, mas nossa estratégia foi acertar no enredo, que é o caso de Tereza de Benguela. Embora possa parecer algo ‘batido’, por ser mais uma escrava negra que viveu no Brasil, há como pano de fundo a vida, tudo o que ela fez, e são temas atuais, do cotidiano. É um enredo de fácil leitura! Ao mesmo tempo que é uma personagem pouco conhecida, tem muito legado”.

Destaques para 2020:

Uma das novidades da escola para 2020 é a estreia da empresária e musa fitness Renata Spallicci, como rainha de bateria, além disso, Fernando ainda chama atenção para a parte visual, especialmente no 1º setor, que traz a fundamentação de Tereza de Benguela.

“Desde a comissão de frente que representa o Vale dos Orixás, onde Benguela pelas Yabás, foi escolhia para ser a rainha do Quilombo do Quariterê, trazendo uma linda encenação, depois as baianas enquanto pretas velhas com representação afro de fé e religiosidade e o Abre Alas que representa a região de Benguela e que dentro de uma visualização plástica, traz algumas coisas diferentes. O primeiro setor da escola é, de fato, o cartão de visitas, e quem observar vai perceber que é um enredo de muito bom gosto e bem executado pela equipe de carnaval”, finaliza.

E para os Interativos de plantão, ainda tem recado diretamente da Barroca: “A Faculdade do samba voltou! Nós vamos mostrar como é que se abre o carnaval, como é que a zona sul e a verde rosa de São Paulo, nesses 15 anos não desaprendeu nada. Ela voltou melhor, mais forte e mais viva do que nunca. Pode ter certeza que o Barroca Zona Sul vai dar trabalho no Grupo Especial”.

(Caroline Ferreira/ Foto Capa: Liga SP)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here