O Carnaval acabou, e todas as escolas de samba vão procurar corrigir os seus erros para alcançar a nota máxima no próximo ano. Com as avaliações dadas pelos jurados e divulgadas na Quarta-feira de Cinzas, as diretorias começam a se mexer pra modificar ou pelo menos apurar o desenvolvimento de cada quesito afetado no desfile que passou.

Para os donos das notas 40, e atualmente 50 – de acordo com o regulamento da Liesa, ganham os elogios até a próxima festa. Para os que foram penalizados, a corneta soa em tom de crítica, muitas vezes feroz e injusta.

De olho nas notas sem descarte dada pelos jurados da Liga Independente das Escolas de Samba, que é quem rege o Grupo Especial, o Carnaval Interativo quis saber quem está melhor em cada um dos quesitos nos últimos cinco anos, de 2016 a 2020. E nesta sexta-feira, dia 13, continuamos a série de desempenho das notas das agremiações, desta vez será no quesito Enredo, que de acordo com o Manual do Julgador, avalia o roteiro do desfile elaborado pela escola, além de sua concepção e execução não somente literária, mas plástica.

O item Enredo consiste na criação e apresentação artística de um tema ou conceito. Para avaliar as escolas de samba o julgador considera as seguintes questões: o argumento ou tema, ou seja, a ideia básica apresentada pela escola e o desenvolvimento teórico do tema proposto, bem como sua densidade cultural; a clareza e a coerência na roteirização do desfile, de modo a facilitar o entendimento do tema ou argumento proposto; a sua adaptação, ou seja, a capacidade de compreensão do enredo a partir da associação entre o tema ou argumento proposto e o seu desenvolvimento apresentado na Avenida através das fantasias, alegorias e outros elementos plásticovisuais; a apresentação sequencial das diversas partes (alas, alegorias, fantasias, etc.) que irá possibilitar o entendimento do tema ou argumento proposto, de acordo com o roteiro previamente fornecido pela escola (Livro Abre-Alas); e a criatividade (não confundir com ineditismo).

Em primeiro lugar na lista, com 209,8 pontos está a Mangueira.
Das 21 notas recebidas, 19 foram 10 e 2 foram 9,9, com este resultado mostra que é o segundo item que a verde e rosa mais pontuou ao longo destes 5 carnavais. Os desfiles criados por Leandro Vieira fizeram a escola ter o melhor rendimento da temporada.

O segundo lugar com 209,8 pontos está com a Portela, que recebeu 18 notas 10, 3 notas 9,9 nesta temporada que teve grandes nomes do carnaval assinando seus desfiles como Paulo Barros, Rosa Magalhães e o casal Renato e Márcia Lage. Nos anos de 2017, 2018 e 2020 a azul e branca faturou a nota máxima de todos os jurados.

A terceira escola que mais pontuou no item foi o Salgueiro com 209,4 na tabela geral contabilizadas 15 notas 10 e 6 notas 9,9 pelos desfiles assinados por Renato e Márcia Lage em 2016, 2017 e 2018, e Alex de Souza em 2019 e 2020. A vermelha e branca recebeu 3 vezes a nota máxima de todos os jurados.

Com 209,2 pontos está a Mocidade assumindo o quarto lugar do ranking. A verde e branco ganhou 13 notas 10 e 8 notas 9,9 através dos enredos assinados por Alexandre Louzada (em parceria com Edson Pereira em 2016 e sozinho em 2017, 2018 e 2019) e Jack Vasconcelos. Dentre os 5 desfiles apresentados a escola garantiu 40 pontos no desfile “Namastê: a Estrela que habita em mim, saúda a que existe em você”.

O top 5 se encerra com a Vila Isabel que marcou 208,3 pontos recebidos através de 7 notas 10, 11 notas 9,9 e 3 notas 9,8 nas apresentações assinadas pelos carnavalescos Alex de Souza, da dupla Paulo Barros e Paulo Menezes e Edson Pereira. Mesmo não recebendo a nota máximas de todos os jurados, a azul e branca mantém uma regularidade positiva no item, tirando boas notas no geral.

Beija-Flor, Unidos da Tijuca, São Clemente, Grande Rio e União da Ilha completam o G-10 das escolas que se mantêm no Especial há pelo menos cinco anos, fecham o ranking.

Paraíso do Tuiuti, Imperatriz, Império Serrano e Viradouro não são inspecionadas no ranking, porque não estiveram em todas as edições do Grupo Especial nas últimas cinco temporadas.

Segue abaixo o quadro do mapa de notas sem descartes do quesito Enredo entre os anos de 2016 a 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here