Depois de 9 dias, chega ao fim a primeira temporada da Série Ponto a Ponto, produzida pelo site Carnaval Interativo. A série ficou de olho nas avaliações dos jurados da Liesa e levantou os dados das escolas de samba que mais pontuaram em cada um dos quesitos nos últimos cinco anos, de 2016 a 2020.

O primeiro item foi Samba-Enredo, que conta com a supremacia mangueirense, o segundo foi Comissão de Frente, que tem a força salgueirense, na sequência veio Alegorias e Adereços, onde a Portela é imponente. O quarto quesito foi Fantasia, que mostrou a originalidade salgueirense, depois a Bateria, quesito que a Unidos da Tijuca domina, em seguida foi Mestre-Sala e Porta-Bandeira que mostra a excelência do Salgueiro. O sétimo foi Harmonia que mostrou o vigor portelense, o oitavo foi Evolução que mostrou a eficiência da Portela e por fim, o nono quesito foi Enredo que tem o brilhantismo da Mangueira.

Portela e Salgueiro são as escolas que mais estão no topo nos quesitos

O carnaval é feito por 9 quesitos e cada escola tem o seu ponto forte. E de acordo com o recorte da época, puderam analisar suas vulnerabilidades e buscaram no mercado profissionais qualificados para suas equipes. Portela e Salgueiro mostraram a superioridade em 3 itens e estão em todas as listas das 5 primeiras colocadas no placar geral, a Mangueira em 2 e assim como as duas co-irmãs, aparece em todos os itens nas 5 primeiras colocações, já a Unidos da Tijuca é imbatível em 1 e compõe a lista das 5 melhores de outro quesito.

O que chama atenção é o nível de exigência dos jurados que a cada ano estão mais rigorosos e não estão distribuindo “notas 10” como acontecia em épocas anteriores. Nenhuma escola de samba conseguiu ter os 210 pontos(ganhar nota 10 de todos os jurados nos 5 anos) em pelo menos 1 quesito. É inevitável que para umas o “peso da bandeira” vale mais, porém nos 2 últimos anos vimos agremiações poderosas sofrerem (justamente) severos descontos.

Mangueira é a campeã do SuperRanking dos últimos 5 anos

Não tem pra ninguém! A Mangueira lidera o SuperRanking com todas as notas que tirou nos últimos 5 carnavais. A verde e rosa deu uma reviravolta a partir de 2016 se fortaleceu nos quesitos em que estava perdendo muitos décimos e renovou seu elenco trazendo grandes nomes do mercado carnavalesco como o carnavalesco Leandro Vieira e o casal Pricella Mota e Rogrigo Negri, e também valorizou integrantes que são ‘cria’ da escola como o Mestre-Sala Matheus Olivério, o intérprete Marquinho Art’Samba e o mestre de Bateria Wesley. Não é atoa que a Supercampeã conquistou 2 títulos e é a atual líder do ranking da Liesa com 64 pontos.

O segundo lugar ficou com o Salgueiro. Ao longo do período a vermelho e branco passou por ajustes no elenco – trocando de carnavalesco, coreógrafo de Comissão de Frente, intérpretes, diretor de Carnaval e mestre de Bateria – para diminuir as leves despontuações sofridas em quesitos específicos na luta pelo campeonato que não vem desde 2009. Atualmente está em terceiro lugar no ranking da Liesa com 50 pontos.

A Portela foi a terceira escola que mais pontuou nos últimos 5 carnavais. A azul e branca deu uma guinada sensível em todos os quesitos, se fortaleceu onde sofria grandes penalidades, conquistou um título e sempre figura como uma das fortes candidatas na disputa pelo título do Grupo Especial. Em 2020 está em segundo no ranking da Liesa com 56 pontos.

Segue a lista com as 10 escolas que participaram 5 anos consecutivos pelo Grupo Especial, na ordem das pontuações recebidas pelos desfiles de 2016 a 2020.

Com a saída das avaliações de 2016, o cenário muda completamente para 2021: União da Ilha sai de cena e cede seu espaço para o Paraíso do Tuiuti, que vem numa regularidade positiva em seus resultados. Mas iremos apurar o desempenho de cada escola por quesito só depois da próxima Quarta-feira de Cinzas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here