Por: Aline Lima
Capa: Reprodução Internet

“Pandeiro e guitarra, swing perfeito…”

Calma! Não iremos relembrar o desfile de 2013 da Mocidade, porém, o grande dia chegou. Após três anos desde a última edição, o Rock in Rio 2022 teve início nesta sexta-feira, dia 02. Ao longo destes 37 anos, mais de 2 mil atrações de vários gêneros cantaram do maior festival de música do mundo. Desta vez, o samba se faz presente presente na nona edição em solos carioca com o show do cantor Ferrugem convidando Thiaguinho que acontecerá no próximo dia 10, mas na história do evento as escolas de samba já se apresentaram em participações especiais.

Escolas de Samba foram vítimas de preconceitos e da ira em dia dos metaleiros no festival

Alguns roqueiros tentaram unir o pandeiro com a guitarra, mas o feat não agradou a plateia. A primeira tentativa aconteceu em 1991, no Rock in Rio II, quando 40 ritmistas da Bateria da Mangueira fizeram uma participação especial no show do cantor Lobão, e o público recebeu com vaias e arremessavam copos de plásticos, moedas e todo tipo de objeto. Em 2001, na terceira edição do evento, o vocalista do Guns N’ Roses, Axl Rose convidou a Bateria da Viradouro para participar do show da banda no palco Mundo e os protestos aconteceram, porém em menor intensidade.

Em 2017, os organizadores do festival criaram o espetáculo “Salve o Samba” em homenagem aos 100 anos do samba. O show aconteceu no Palco Sunset tendo no elenco tantos nomes consagrados do gênero, que foi de Alcione, Martinho da Vila até Criolo e Roberta Sá. Dentre eles estava Mestre Monarco – ex-presidente de honra da Portela que faleceu em 2021- e, ao contrário das edições anteriores, foi aplaudido e fez o público cantar seus grandes sucessos.

Artistas que desfilam em escolas de samba farão shows nos principais palcos do festival

Na edição de 2022, as agremiações cariocas não estarão presentes mas haverão alguns de seus componentes ilustres. No Palco Mundo, o principal do festival, terão as apresentações da rainha de Bateria da Imperatriz Leopoldinense, a cantora Iza no dia 04, mesmo dia em que a Luiza Sonza – musa do Carnaval 2020 da Grande Rio – irá cantar no Palco Sunset. Próximo dia 10, a portelense Maria Rita fará sua apresentação no Palco Sunset. No dia 11, Ivete Sangalo – que foi enredo do desfile da Grande Rio em 2017 – abrirá a noite do Palco Mundo, Ludmilla, que foi musa do Salgueiro em 2016 e em 2020 bateu o recorde de 1 milhão de foliões puxando o Bloco da Lud, será atração do Palco Sunset e a rainha de Bateria da Unidos da Tijuca, a cantora Lexa, irá se apresentar no Espaço Favela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here