Por: Bruno Nascimento
Foto: JM Arruda

Falta 1 dia para conhecer a Corte do Carnaval 2024 da cidade do Rio de Janeiro e o clima é de expectativa entre todos que estão envolvidos. Em uma edição histórica, o concurso teve a inscrição de 106 candidatas que representaram todas as agremiações e blocos de enredo que desfilam na região metropolitana e passaram por várias fases eliminatórias na Cidade do Samba, até chegar ao número de 10 finalistas que concorrem o posto de Rainha e duas Princesas.

É nítido que a cada edição do concurso, a avaliação vai além do samba no pé, o que é a zona de conforto de todas as candidatas. Atentos à isso, os coordenadores das alas de passistas assumem o papel de preparadores de suas postulantes. Seja num concurso da corte, seja para diversas apresentações, uma boa articulação, domínio de palco e posturas corporais são essenciais para conquistar a tão cobiçada coroa. Um deles é George Louzada, que comanda as alas da Mocidade e Unidos de Padre Miguel – ao lado de Elaine, que será o único com duas representantes na final.

“Eu Já tinha em mim esse desejo de levar uma menina para corte, para tentar trazer essa coroa para comunidade da zona oeste, já que nunca tivemos um representante da zona oeste na corte Momesma, eu já tinha esse desejo recolhido quase uns 4 anos , porém sabemos que são muitos custos é um investimento de fato estar concorrendo e após o concurso. O processo de escolha da Mocidade e da UPM foi crucial ter um fundamento ou vínculo com a escola, e dentro de vários talentos foi um ponto decisivo que deveria ser cria da comunidade.”, revela George como foi escolher as candidatas, que para este ano ele teve 8 de suas alunas inscritas e se orgulha de ter feito parte em algum momento na vida delas.

Para chegar aos nomes das passistas, o coordenador conta que houve muito estudo e acreditava que elas chegariam na final. A Andressa Marinho, mais conhecida como Dede, da Unidos de Padre Miguel, foi uma decisão em conjunto com a sua parceria de trabalho Elaine, e antes da sua tomada de decisão, ele já sondava como iria ser o processo de escolha junto a diretoria. “ A Dede é cria da comunidade da Vila Vintém, ela começou comigo ela tinha de 4 a 5 anos de idade, e o nosso objetivo era levar alguém raiz de dentro da escola”. Já com a candidata Gabriella Mendes da Mocidade Independente de Padre Miguel ele afirma que: “ O vice presidente me ligou e tinha me pedido para escolher uma menina da ala, e eu já tinha em mente a Gabi, porque ela é uma menina que está comigo desde os seus 9 anos de idade, começou na estrelinha da Mocidade e em 2 anos para cá ela se tornou adulta completou 18 anos, corpo mudou a mente mudou e achei que era o momento dela, ambas escolas estão dando apoio a elas”.


Esse processo é uma construção de trabalho com ambas as candidatas tem sido desenvolvido com muito trabalho em equipe e Louzada conta que tiveram muitos ensaios, muito trabalho de oratória em parceria com a Sandra Chocolate. “Eu já venho a muito tempo estudando, observando cada detalhe desse concurso  o tempo no palco, o tempo certo da passarela e acredito que isso tenha contribuído bastante para esse resultado, sem contar com a competência das meninas que são muito boas. Assistia as apresentações de cada uma por mais de 20 vezes para poder identificar algo que precisava melhor.“, completou ele com muito entusiasmo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here