Faleceu na manhã desta sexta-feira, dia 17, no Rio de Janeiro, o vice-presidente da Liesa, Zacarias Siqueira de Oliveira, de 88 anos. Ele estava internado em virtude de problemas cardíacos e a causa da morte veio em decorrência de três infartos seguidos.

Além da vice-presidência da liga, que exercia desde 2012, Zacarias
ocupava a diretoria de Patrimônio da entidade desde 2001, e, como diretor artístico, era o responsável pela produção dos discos oficiais de sambas de enredo do Grupo Especial desde 1972. Sua equipe é formada por Laíla e Mario Jorge, além de seu filho Fábio Siqueira de Oliveira, designer gráfico, responsável pela criação das capas do CD de sambas de enredo.

Zaca, como era carinhosamente chamado pelos amigos e conhecido no mundo do Samba, sempre foi um incansável defensor da bandeira do Samba, sendo muito querido por cantores, compositores, ritmistas, técnicos e arranjadores, com os quais conviveu por quase meio século nos estúdios, produzindo obras que ficarão para sempre na memória do Carnaval Carioca. 

No cargo de Vice-Presidente da Liesa, foi eleito para esse mandato em 2018 e ficaria até 2021, atuava em reuniões plenárias e no dia-a-dia das atividades da entidade. Em 2019 chegou a assumir a presidência, interinamente, no período em que Jorge Castanheira renunciou o cargo de presidente por não concordar com a virada de mesa que não rebaixaria a Imperatriz.

Zacarias deixa viúva, Dona Maria Augusta Leda Siqueira de Oliveira, com quem era casado há 51 anos; o filho Fábio Siqueira de Oliveira e nora, Andréa Carla Molina. O corpo do Vice-Presidente da LIESA será cremado na próxima segunda-feira, dia 20, no Memorial do Carmo, no Caju. Em virtude das restrições impostas pela pandemia do Covid-19, a cerimônia será presenciada apenas por familiares.

Jorge Castanheira, presidente da Liesa, ao lado de Zacarias Siqueira

Escolas de Samba se manifestam sobre o falecimento do diretor

Pelas redes sociais, as escolas de samba filiadas à Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro – Liesa, enviaram comunicados oficias pelo falecimento de Zacarias Siqueira.

Estácio de Sá

“A família estaciana está de luto pelo falecimento de Zacarias Siqueira, vice-presidente da LIESA, figura tão importante para as escolas de samba do Rio de Janeiro. Nossos sentimentos aos familiares e amigos”.

Unidos de Vila Isabel

“A diretoria da Unidos de Vila Isabel lamenta profundamente o falecimento do querido Zacarias Siqueira, vice-presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Durante muitos anos ele dedicou todo o seu amor e carinho ao carnaval e será eternamente lembrado pela nossa agremiação. A Vila está de luto!”

Paraíso do Tuiuti

“A Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) perde um dos seus mais apaixonados integrantes, Zacarias Siqueira, vice-presidente da entidade. Em nome do presidente Renato Thor e de toda a diretoria, o Paraíso do Tuiuti deixa aqui a mensagem de pêsames para toda sua família, pela perda do seu ente querido. Que estas palavras possam servir de algum conforto a todos vocês. Descanse em paz, seu Zacarias!”

Acadêmicos do Grande Rio

“A família Grande Rio está de luto pelo falecimento, no dia de hoje, do vice-presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA), Zacarias Siqueira. Aos 88 anos, nosso ilustre amigo deixou um legado de dedicação e amor ao Carnaval que é um espelho para todos nós, passos que seguiremos em busca de honrar sua história. Expressamos nossas profundas condolências aos familiares, rogando a Deus que conforte o coração de todos”.

Portela

“Portela lamenta falecimento do vice-presidente da Liesa. O presidente Luis Carlos Magalhães, o vice-presidente Fábio Pavão e toda a diretoria da Portela lamentam profundamente o falecimento do vice-presidente da Liesa, Zacarias Siqueira de Oliveira, aos 87 anos, e se solidarizam com seus familiares e amigos neste momento de luto. Nossos mais sinceros sentimentos também aos demais integrantes da diretoria executiva da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Além de vice-presidente da Liesa, Seu Zacarias também era responsável pela GravaSamba, a gravadora do CD dos sambas do Grupo Especial, sendo diretor artístico do álbum há décadas. O desfile das escolas de samba e a cultura do samba-enredo perdem um profundo conhecedor e incentivador”.

Mocidade

“A Mocidade Independente de Padre Miguel lamenta profundamente o falecimento do Sr. Zacarias Siqueira, vice-presidente da Liga Independente das Escolas de Sambas. Prestamos nossas mais sinceras condolências aos amigos e familiares!”

Salgueiro

“Quando um apaixonado pelo samba e pelo carnaval se vai, nós, sambistas, ficamos um pouco órfãos. Sr. Zacarias Siqueira não era artista, mas era um defensor de uma das maiores riquezas culturais que temos, o carnaval. O GRES ACADÊMICOS DO SALGUEIRO lamenta seu falecimento e se une à dor dos familiares e de todos os membros da Liesa neste momento”.

Beija-Flor

“A Beija-Flor de Nilópolis lamenta profundamente o falecimento de Zacarias Siqueira de Oliveira. A agremiação declara luto pelo vice-presidente da Liesa que por anos dedicou-se na administração do carnaval do Rio de Janeiro. Sua contribuição para o mundo do samba é imensurável. Descanse em paz!”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here